MADEIRA Meteorologia

Rainha Isabel II vai indigitar sucessor de Boris Johnson na Escócia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Agosto 2022
15:18

A rainha britânica Isabel II vai receber a demissão de Boris Johnson e indigitar o novo primeiro-ministro (ou primeira-ministra) no palácio de castelo de Balmoral, na Escócia, anunciou hoje uma fonte da família real.

A ministra dos Negócios Estrangeiros Liz Truss e o antigo ministro das Finanças Rishi Sunak são os finalistas da eleição para a liderança do Partido Conservador que termina na sexta-feira e cujo vencedor será anunciado na segunda-feira.

De acordo com a tradição, Boris Johnson deverá demitir-se na terça-feira e o sucessor indigitado pela monarca no mesmo dia para que forme um novo governo.

No passado, estas formalidades eram cumpridas no Palácio de Buckingham, em Londres, a curta distância do Parlamento em Westminster, e da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.

Porém, os problemas de saúde da monarca de 96 anos, que se tem queixado de problemas de mobilidade, levaram a esta solução, pelo que Johnson e o vencedor entre os dois candidatos, Liz Truss ou Rishi Sunak, terão de fazer uma viagem de ida e volta de cerca de 1.600 quilómetros entre Balmoral, no norte da Escócia, e Londres.

A nomeação de novos primeiros-ministros é um dos principais deveres constitucionais da rainha, o que aconteceu sempre em Buckingham nos 70 anos de reinado.

Durante a pandemia, Isabel II começou a receber embaixadores por videochamada e a realizar reuniões virtuais com os conselheiros de Estado, e a audiência semanal com o primeiro-ministro também tem sido feita remotamente desde 2020

Este ano, a monarca delegou a Abertura de Estado do Parlamento a dois dos seus Conselheiros de Estado e herdeiros, o príncipe Carlos e o príncipe William.

No ano passado, passou uma noite no hospital e tem aparecido cada vez menos em público, optando por delegar cada vez mais funções ao filho Carlos ou outros membros da família real.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas