MADEIRA Meteorologia

Pentágono diz que Huthis estão por detrás de pelo menos 50 ataques a navios na costa do Iémen

Data de publicação
21 Março 2024
17:21

Uma alta responsável do Pentágono declarou hoje que os rebeldes iemenitas Huthis estão por detrás de pelo menos 50 ataques a navios ao largo da costa do Iémen desde o outono passado.

O grupo rebelde, apoiado pelo Irão, realiza desde novembro de 2023 ataques a navios que considera ligados a Israel, afirmando agir em solidariedade com os palestinianos da Faixa de Gaza, onde as forças israelitas travam desde 07 de outubro uma guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, em retaliação ao ataque por este efetuado nesse dia em território israelita.

“No mar Vermelho, os Huthis têm tentado perturbar essa rota fundamental para o comércio mundial com pelo menos 50 ataques” a navios mercantes desde o outono, declarou a secretária adjunta da Defesa norte-americana, Celeste Wallander, numa audição no Congresso.

Os ataques dos Huthis perturbaram em grande medida o comércio marítimo internacional, cuja passagem pelo mar Vermelho e pelo canal do Suez é uma via essencial.

Em resposta, os Estados Unidos, que apoiam Israel, criaram em dezembro uma força multinacional de proteção marítima no mar Vermelho e efetuaram, com a ajuda do Reino Unido, ataques contra os Huthis no Iémen.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas