MADEIRA Meteorologia

Europol sofre tentativa de ciberataque mas sem comprometer dados operacionais

Data de publicação
15 Maio 2024
21:24

A agência europeia de coordenação policial, Europol, foi alvo de uma tentativa de ciberataque “recentemente”, mas isso foi detetado “de imediato” e não se comprometeram dados operacionais, disse uma porta-voz à agência Efe.

“Nem o sistema central da Europol nem os seus sistemas operacionais foram pirateados, o que significa que nenhum dado operacional da instituição foi comprometido” explicou a fonte, garantindo que a Plataforma da Europol para Peritos, um grupo fechado de utilizadores para troca de mensagens privadas, também não foi afetada.

“Estamos cientes do incidente e estamos a avaliar a situação. Já foram tomadas medidas iniciais. A tentativa ocorreu recentemente e foi descoberta de imediato”, adiantou.

Em março passado, a agência, com sede em Haia, indicou que tinham desaparecido “ficheiros pessoais administrativos de vários funcionários”, mas também sublinhou então que esse “incidente”, ocorrido no verão passado, não afetou os “dados pessoais operacionais” da atividade principal da agência, sem dar mais explicações sobre a investigação.

Parte dos ficheiros foram encontrados em Haia, abandonados num local público e entregues à polícia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas