MADEIRA Meteorologia

Partido no poder na Hungria boicota sessão parlamentar sobre adesão da Suécia à NATO convocada pela oposição

Data de publicação
05 Fevereiro 2024
17:12

O parlamento húngaro reuniu-se hoje em sessão extraordinária a pedido dos deputados da oposição para inscrever na agenda a adesão da Suécia à NATO, mas a sessão foi boicotada pelo partido no poder.

Num hemiciclo quase vazio, o embaixador dos Estados Unidos em Budapeste, David Pressman, ocupou um lugar na galeria, ao lado de outros 14 representantes de membros da NATO, numa mensagem para pressionar a Hungria, o último país que ainda não ratificou a adesão.

Após a aprovação pelo parlamento turco em janeiro, a Hungria mantém-se o único país que não aprovou a entrada do país nórdico na aliança militar ocidental.

O dirigente nacionalista Viktor Orbán, que se tem demarcado da UE e mantido relações económicas com o Kremlin, deu o seu acordo de princípio à candidatura sueca, mas a decisão permanece bloqueada desde há meses.

“O primeiro-ministro prometeu agir ‘na primeira ocasião’. A sessão de segunda-feira [hoje] fornece-lhe essa oportunidade”, indicou na sexta-feira em comunicado a embaixada norte-americana.

No entanto, os deputados do partido Fidesz, com ampla maioria no parlamento, optaram por não comparecer e deixando sós os 51 deputados da oposição, num total de 199 lugares. A sessão foi adiada por falta de quórum.

Orbán parece antes aguardar por uma visita do seu homólogo sueco, a quem emitiu um convite com o objetivo de restaurar a “confiança”, após anos de “difamação” face ao Governo húngaro, acusado de deriva autoritária.

Ulf Kristersson aceitou o convite, mas rejeitou a ideia de “negociações” e de “exigências” em torno da candidatura à NATO.

O chefe da diplomacia de Budapeste, Peter Szijjarto, considerou na semana passada que seria “justa” uma visita de Kristersson à Hungria antes da ratificação, também pelo facto de se ter deslocado à Turquia antes da aprovação pelo parlamento de Ancara.

O parlamento volta a reunir-se a partir de 26 de fevereiro e a ratificação poderá ocorrer de imediato e logo após o aval do primeiro-ministro.

A Suécia anunciou a sua candidatura à NATO em maio de 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia e em simultâneo com a Finlândia, que em abril se tornou no 31º membro da organização.

Os dois países vizinhos optaram por renunciar a décadas de neutralidade pós-Segunda Guerra Mundial, e de não-alinhamento militar após o final da Guerra Fria.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas