MADEIRA Meteorologia

Papa Francisco já teve alta depois de três dias internado

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2023
9:55

O Papa Francisco, de 86 anos, teve alta hospitalar esta manhã, dia 1 de abril, e à saída conversou com os jornalistas.

O líder da igreja Católica estava internado há três dias no hospital Gemelli, em Roma na sequência de uma infeção respiratória.

O Papa deverá, assim, participar na celebração da eucaristia do Domingo de Ramos já amanhã.

À saída do hospital, o santo padre cumprimentou os fiéis, que se encontravam junto a esta unidade médica, conforme demonstra a imagem.

A saída foi acompanhada por várias das equipas de reportagem presentes no local, tendo Francisco conversado durante alguns minutos com os jornalistas e outras pessoas que ali esperavam, após sair do carro que o transportava.

O Papa assinou o gesso de uma criança, com o braço partido, e abençoou algumas pessoas que se aproximaram dele, visivelmente emocionado.

O Vaticano informou que Francisco "abraçou um casal de pais, que perdeu a sua filha na última noite, parando para rezar com eles".

A alta médica tinha sido anunciada na sexta-feira de manhã e confirmada, horas depois, após a equipa médica ter "avaliado o resultado dos exames efetuados", com uma evolução clínica favorável.

Num esclarecimento aos jornalistas, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou que, estando programada a saída do hospital e o regresso à Casa de Santa Marta, onde reside, Francisco vai marcar presença "na Praça de São Pedro, para a celebração eucarística do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor" (2 de abril).

No Vaticano foram visíveis, ao longo dos últimos dias, os preparativos para a Missa que dá início à Semana Santa, agendada para as 10h00 (horas locais, menos uma em Lisboa) deste domingo.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou hoje o livro da celebração; como tem acontecido nos últimos meses, devido às limitações de mobilidade de Francisco, por causa do problema num joelho, haverá um cardeal que celebra a Missa no altar.

O calendário anunciado pela Santa Sé, na última semana, prevê que o Papa presida, na Quinta-feira Santa (6 de abril), à Missa Crismal (09h30) na Basílica do Vaticano, concelebrada pelos patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e presbíteros (diocesanos e religiosos) presentes em Roma.

Tal como em anos anteriores, o calendário oficial não adiantava o local escolhido para a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, a que Francisco preside habitualmente fora do Vaticano - em 2022, celebrou na prisão de Civitavecchia, arredores de Roma, numa visita privada à cadeia.

A Sexta-feira Santa conta com duas cerimónias: a celebração da Paixão do Senhor, na Basílica do Vaticano, pelas 17h00; e a tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma, a partir das 21h15.

A Vigília Pascal vai ser celebrada na Basílica de São Pedro, pelas 19h30 de sábado.

A Missa de Domingo de Páscoa está marcada para as 10h00, na Praça de São Pedro, antes da Bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo).

Na tarde de quarta-feira, o Vaticano informou que o Papa, de 86 anos de idade, se vinha queixando de "dificuldades respiratórias", situação que o levou fazer exames médicos.

Dois dias depois, o Hospital Gemelli precisou que, "no âmbito dos exames clínicos programados ao Santo Padre, foi detetada uma bronquite de base infeciosa, que exigiu a administração intravenosa de terapia antibiótica, a qual produziu os efeitos esperados, com uma nítida melhoria do estado de saúde".

Esta foi a segunda passagem de Francisco pelo 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli, onde já esteve internado de 4 a 14 de julho de 2021, após uma intervenção cirúrgica ao cólon.

Esta instituição de saúde acolheu, em várias ocasiões, ao Papa João Paulo II, a última das quais em 2005, pouco antes da sua morte, a 2 de abril.

Romina Barreto / Agência Ecclesia

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas