MADEIRA Meteorologia

ONU pede aos EUA para travar primeira execução com asfixia por azoto

Data de publicação
03 Janeiro 2024
16:23

Os Estados Unidos vão realizar a primeira execução de uma pessoa condenada à morte por hipóxia de azoto (asfixia com este gás) em 25 de janeiro, um método que pode causar sérios sofrimentos, denunciou hoje a ONU.

O estado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, pretende usar esta técnica com Kenneth Eugene Smith, um prisioneiro condenado à morte há mais de três décadas por homicídio.

“As execuções experimentais por asfixia com gás provavelmente violarão a proibição da tortura e de outras penas cruéis, desumanas ou degradantes”, observaram especialistas de direitos humanos das Nações Unidas.

Se a execução ocorrer, Smith será forçado a respirar apenas nitrogénio, o que privará o seu cérebro de oxigénio, provocando a sua morte.

Os peritos da ONU também expressaram preocupação com a continuação das execuções nos Estados Unidos, que consideram ir contra a tendência global para a abolição da pena de morte.

“As execuções mal preparadas, a falta de transparência dos protocolos de execução e o uso de drogas não testadas para executar prisioneiros nos Estados Unidos têm chamado continuamente a atenção dos mecanismos da ONU”, recordaram os especialistas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas