MADEIRA Meteorologia

Nove mortos em queda de helicóptero militar turco

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Março 2021
18:32

Nove soldados morreram hoje e quatro ficaram feridos na queda de um helicóptero militar no leste da Turquia, anunciou hoje o Ministério da Defesa turco.

"Nove soldados tombaram como mártires e quatro ficaram feridos neste acidente", declarou o ministério em comunicado.

O helicóptero despenhou-se na cidade de Tatvan, na província de Biltis com maioria de população curda. As causas do acidente não foram reveladas no imediato.

O aparelho tipo Cougar, fabricado pela Airbus, descolou da província vizinha de Bingol e seguia em direção de Tatvan quando desapareceu dos radares pelas 14:25 locais (11:25 em Lisboa), disse o ministério.

O comunicado acrescenta que os soldados feridos foram enviados para hospitais da região, mas sem revelar a gravidade do seu estado. As autoridades conseguiram localizar o local do acidente após enviarem ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados], um avião de reconhecimento e um outro helicóptero.

O local situa-se numa região onde as tropas turcas estão envolvidas em operações de combate contra a guerrilha do banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O conflito vitimou dezenas de milhares de pessoas desde 1984. O PKK é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia.

Em 2017 um helicóptero militar despenhou-se na província de Sirnak, junto à fronteira com a Síria e o Iraque, com um balanço de 13 mortos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas