MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Parlamento suíço aprova proibição do Hamas no país

Data de publicação
11 Dezembro 2024
15:07

A câmara baixa do parlamento suíço aprovou hoje por 168 votos a favor e seis contra a proibição do movimento palestiniano Hamas no país nos próximos cinco anos, informou a agência de notícias suíça Keystone-ATS.

A proposta já tinha sido submetida a votação pelo Governo – o Conselho Federal - em setembro passado e obteve uma maioria de votos favoráveis no Conselho de Estados, a câmara alta no parlamento suíço, na terça-feira.

No debate que acompanhou a votação de hoje, os líderes parlamentares liberais, socialistas e conservadores concordaram com a necessidade de responder aos ataques levados a cabo pelo Hamas em Israel em 07 de outubro de 2023 com medidas como esta, para mostrar o apoio da Suíça à paz e o seu repúdio pelo terrorismo.

Os partidos de esquerda insistiram que a proibição deveria ser limitada no tempo e que a medida não deveria prejudicar as organizações de paz e de ajuda humanitária na região.

O ministro da Justiça suíço, Beat Jans, insistiu que as atividades humanitárias não seriam objeto de sanções.

O Conselho Federal propôs em setembro a prorrogação da proibição de cinco anos, se tal fosse considerado adequado.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, no qual 1.200 pessoas foram mortas e cerca de 250 foram feitas reféns, na sua maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A ofensiva de retaliação de Israel em Gaza já fez mais de 44.00 mortos, na sua maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, considerados fiáveis pela ONU.

A guerra de Israel contra o Hamas também destruiu vastas áreas de Gaza e deslocou 90% da população de 2,3 milhões de pessoas.

O grupo palestiniano governa a Faixa de Gaza desde 2007 e é considerado como uma organização terrorista por Israel, os Estados Unidos e a União Europeia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas