MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Netanyahu e ministro da Defesa decidirão retaliação contra Hezbollah

Data de publicação
28 Julho 2024
23:27

O Gabinete de Segurança do governo israelita aprovou hoje deixar à responsabilidade do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e do ministro da Defesa, Yoav Gallant, a resposta ao ataque de sábado no norte de Israel, em que morreram 12 civis.

Netanyahu e Gallant decidirão o âmbito e o momento da retaliação israelita contra o Líbano, por causa do ataque este sábado com foguetes em vários locais no norte de Israel, um dos quais à cidade drusa de Majdal Shams, em que morreram doze civis, na sua maioria crianças entre os 10 e os 16 anos, e que o exército israelita atribui à milícia libanesa Hezbollah, de acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

O Hezbollah negou categoricamente qualquer envolvimento e atribui o incidente a um míssil antiaéreo intercetado por Israel.

Vários ministros criticaram a rapidez com que o ataque de retaliação da semana passada contra os Houthis do Iémen foi decidido e ordenado, pelo que na reunião de hoje todos os ministros tiveram muito tempo para falar, de acordo com o diário “Yedioth Aharonoth”.

O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, abstiveram-se na votação final.

A reunião também discutiu o estado das negociações para a libertação dos reféns detidos na Faixa de Gaza, embora este seja o tema de uma futura reunião, de acordo com fontes do “Yedioth Aharonoth”.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca anunciou que está a falar com os seus homólogos israelita e libanês e a trabalhar numa solução diplomática para “acabar com todos os ataques de uma vez por todas” na zona fronteiriça entre Israel e o Líbano.

As forças armadas israelitas afirmaram ter atingido uma série de alvos no Líbano durante a madrugada de hoje, embora a sua intensidade fosse semelhante à de meses de combates transfronteiriços entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irão.

O Hezbollah afirmou que também efetuou ataques.

Não houve até agora relatos da existência de vítimas.

O ataque de sábado ocorreu no momento em que Israel e o Hamas estão a negociar uma proposta de cessar-fogo para pôr fim à guerra de quase 10 meses em Gaza.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas