MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Líbano recebe 25 toneladas de ajuda médica da Unicef

Data de publicação
06 Outubro 2024
16:06

O Líbano recebeu 25 toneladas de medicamentos e material médico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no contexto dos ataques de Israel contra o movimento xiita Hezbollah, anunciou hoje o Ministério de Saúde libanês.

Esta é já a segunda remessa de ajuda médica enviada pela ONU para o Líbano, depois de ter recebido no sábado outra pacote de ajuda através da agência de refugiados da ONU (ACNUR) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A remessa de hoje chegou através de um voo proveniente de Copenhaga, na Dinamarca, com a cooperação do Governo britânico.

“Esta ajuda é muito importante, dada a situação difícil em que se encontram os hospitais e o setor da saúde, e permite que os nossos hospitais continuem a funcionar, especialmente para os 1,2 milhões de pessoas deslocadas que têm necessidades médicas”, explicou o ministro da Saúde libanês, Firas Abiad, em declarações divulgadas pelo jornal ‘L’Orient le Jour’ e citadas pela agência Europa Press.

Por sua vez, o representante da UNICEF no Líbano, Edouard Beigbeder, declarou que a intenção é distribuir “67 toneladas” de ajuda médica para “cobrir as necessidades de 700.000 pessoas durante três meses e atender a diferentes tipos de doenças”.

O Hezbollah e Israel têm trocado ataques através da fronteira com o Líbano quase diariamente desde o dia seguinte ao ataque transfronteiriço do Hamas, em 07 de outubro de 2023, que matou 1.200 israelitas e fez 250 reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao grupo islamita palestiniano e desde então, de acordo com as autoridades controladas pelo Hamas, já matou mais de 41.000 civis palestinianos, mais de metade dos quais eram mulheres e crianças, bem como cerca de 2.000 pessoas no Líbano, a maioria desde 23 de setembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas