MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Israel confirma ataque a escola no sul da Faixa de Gaza

Data de publicação
16 Dezembro 2024
8:19

O exército israelita confirmou hoje o ataque contra a escola Ahmed Abdel Aziz em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, no qual morreram pelo menos 20 palestinianos, e voltou a acusar o Hamas de usar “escudos humanos”.

O ataque ocorreu no domingo à noite, próximo do Centro Médico Nasser, no sul da cidade, segundo a agência noticiosa palestiniana Wafa.

Segundo as forças israelitas, a escola albergava um centro de treino, que os militantes palestinianos utilizavam para planear ataques contra as tropas e “contra o Estado de Israel”.

“Os terroristas operavam numa estrutura que servia de escola, mais um exemplo de como esta organização terrorista opera junto da população civil”, afirmou o exército em comunicado, sem referir o número estimado de mortos no ataque.

Fontes locais indicaram que pelo menos 20 palestinianos morreram no bombardeamento israelita numa escola que pertence à agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) e albergava civis deslocados, em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

“Aviões da Força Aérea israelita atacaram a escola Ahmed Abdel Aziz, que acolhia pessoas deslocadas no oeste de Khan Yunis”, informou a Defesa Civil do enclave palestiniano, que pouco depois confirmou ter começado a retirar cadáveres de entre os escombros.

Israel, tal como noutras ocasiões em que ataca infraestruturas civis em Gaza, reiterou que as milícias palestinianas usam a população “como escudos humanos para atividades terroristas”.

Vídeos partilhados nas redes sociais após o atentado mostram homens e mulheres a correr, aos gritos, para aceder à zona, ainda em chamas, e alguns a cobrir os corpos e restos mortais das vítimas com cobertores.

Após 14 meses de uma guerra que deixou grande parte do enclave destruído e inabitável, milhares de habitantes de Gaza refugiam-se em escolas que ainda existem e que Israel ataca frequentemente, alegando a presença de milicianos.

Pelo menos 44.976 pessoas morreram e outras 106.759 ficaram feridas na Faixa desde o início da guerra, segundo as autoridades de Gaza, que estimam ainda que os corpos de 11 mil pessoas desaparecidas ainda estejam enterrados sob os escombros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas