MADEIRA Meteorologia

Mais de 200 pessoas resgatadas de trabalho escravo em plantações na Amazónia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Setembro 2023
22:26

As autoridades brasileiras resgataram 225 pessoas que trabalhavam em condições semelhantes à escravatura em fazendas no estado amazónico do Pará, revelaram hoje fontes oficiais, citadas pela EFECOM.

Os resgatados - incluindo um menor de idade - trabalhavam sem horário fixo ou equipamento de segurança adequado e eram obrigados a viver em condições de sobrelotação, insalubridade e precariedade.

As ações, realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho, ocorreram na semana passada em cinco fazendas localizadas nos municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta.

As pessoas resgatadas trabalhavam ilegalmente em plantações de açaí (palmeira muito comum da Amazónia), dendê (palmeira de origem africana) e soja.

De acordo com a Polícia Federal, o jovem de 15 anos "foi imediatamente afastado das atividades" e estão a ser tomadas medidas para "garantir a reparação de seus direitos".

Os outros trabalhadores também estão a receber assistência para garantir a indemnização devida.

O trabalho escravo é um drama frequente em muitas fazendas brasileiras, conforme admitem as próprias autoridades locais.

De acordo com dados oficiais, o Brasil resgatou 2.575 trabalhadores em condições análogas à escravatura no ano passado em várias operações de fiscalização, um aumento de 31% em relação a 2021.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas