MADEIRA Meteorologia

Índia e Paquistão anunciam cessar-fogo após negociações com EUA

Data de publicação
10 Maio 2025
14:59

A Índia e o Paquistão anunciaram hoje um acordo de cessar-fogo após negociações lideradas pelos Estados Unidos para pôr fim ao conflito entre os rivais com armas nucleares.

O acordo acontece após semanas de confrontos desencadeados por um atentado a tiro contra turistas no mês passado na zona de Caxemira indiana, pelo qual a Índia culpa o Paquistão.

Este foi o confronto mais grave das últimas duas décadas e fez dezenas de civis mortos de ambos os lados.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tinha afirmado, hora antes, que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo, referindo estar satisfeito com o resultado das negociações.

“Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a inteligência. Obrigado pela atenção dada a este assunto!”, escreveu Trump nas redes sociais.

O Paquistão e a Índia “concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato”, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês, Ishaq Dar, adiantando que o seu país “sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer a sua soberania ou integridade territorial”.

Também a responsável das Forças Armadas indiana, Vyomika Singh, anunciou, em conferência de imprensa, que Nova Deli está empenhada na “não escalada [do conflito], desde que o lado paquistanês retribua” a postura.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, falou hoje com as autoridades indianas e com o chefe do exército paquistanês, Asim Munir, e pediu a ambas as partes que encontrem formas de acalmar os ânimos.

Os dois países vizinhos iniciaram um novo conflito armado na sequência de um atentado realizado a 22 de abril em Pahalgam, uma cidade turística na parte indiana da região disputada de Caxemira, no qual morreram 26 pessoas.

A Índia acusou o Paquistão de apoiar o grupo extremista que responsabilizou pelo ataque, uma acusação que Islamabade negou veementemente.

Depois de várias medidas diplomáticas e uma série de incidentes ao longo da fronteira que separa os dois países em Caxemira, Nova Deli lançou, os dois governos lançaram ataques e bombardearam cidades vizinhas, provocando quase 100 mortos.

Os combates intensificaram-se ao longo dos dias, apesar dos pedidos de contenção militar da comunidade internacional e de o Irão se ter oferecido para mediar conversações entre os dois países vizinhos.

Os dois países, que reivindicam a totalidade da região de Caxemira, têm estado em conflito desde a sua independência em relação ao Reino Unido, em 1947.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas