MADEIRA Meteorologia

Governo australiano vai bloquear construção de nova embaixada da Rússia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Junho 2023
8:47

O Governo australiano vai opor-se à construção de uma nova embaixada russa perto do Parlamento, em Camberra, anunciou hoje o primeiro-ministro, Anthony Albanese, citando um risco para a segurança do país.

"O Governo recebeu conselhos de segurança muito claros sobre o risco que representa uma nova presença russa tão perto do Parlamento", disse aos jornalistas.

A Rússia tem arrendado um terreno perto do Parlamento em Camberra, num contrato assinado em 2008 e que o Governo australiano já tentou, sem êxito, cancelar.

Albanese anunciou que, depois de ter explorado todas as vias legais possíveis em vão, o Parlamento irá aprovar novas leis para impedir a construção da embaixada russa neste terreno.

"Estamos a agir rapidamente para garantir que o local arrendado não se torne uma presença diplomática oficial", afirmou o primeiro-ministro.

Para a ministra da Administração Interna australiana, Clare O'Neil, a nova embaixada que a Rússia quer construir é uma clara ameaça à segurança do país.

"O principal problema da proposta de construção de uma segunda embaixada russa em Camberra é a localização", afirmou. "A localização é diretamente adjacente ao Parlamento".

A embaixada russa situa-se atualmente no bairro de Griffith, no sul da cidade.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas