MADEIRA Meteorologia

França: Lágrimas, apreensão e alguns gritos de “roubo” na sede do RN perante projeções

Data de publicação
07 Julho 2024
19:44

Os militantes da União Nacional (Rassemblement National, em francês) que se deslocaram hoje ao pavilhão onde está a decorrer a noite eleitoral do partido reagiram com silêncio e lágrimas às primeiras projeções, com alguns a considerarem que se trata de “um roubo”.

Na sala principal do pavilhão Chesnaye du Roi, no sudeste de Paris, onde está a decorrer a noite eleitoral da União Nacional, a maioria dos militantes presentes reagiu com silêncio quando, às 20h00 (19h00 de Lisboa), foram divulgadas as primeiras projeções televisivas que indicam que o partido ficou em terceiro lugar nestas legislativas, contrariando as sondagens que lhes davam a vitória.

Depois, alguns militantes começaram a chorar, enquanto outros diziam apenas “é impressionante” ou “é um roubo incrível”. A maioria tinha bandeiras de França na mão - que tinham sido distribuídas pela organização -, mas ninguém as agitou quando as projeções foram divulgadas.

À Lusa, uma das militantes que chorava manifestou-se “muito desiludida” com os resultados, que atribuiu ao facto de ter havido muitas desistências da parte de candidatos da esquerda e da coligação presidencial para impedir a extrema-direita de aceder ao poder.

Outra afirmou que não tinha nenhuma dúvida de que a eleição desta noite “foi manipulada”.

“Fomos roubados, fomos roubados pela imprensa”, disse a senhora, que tinha uma bandeira de França na mão.

Pouco depois, as televisões revelaram que o ex-presidente socialista francês François Hollande tinha conseguido ser eleito deputado na Corrèze, onde disputava a eleição. Assim que a imagem de Hollande apareceu no ecrã, vários militantes começaram a assobiar e apupar.

Jordan Bardella e Marine Le Pen estão neste momento reunidos numa das salas do pavilhão de Chesnaye du Roi, não se sabendo ainda qual deles vai reagir ao resultado desta noite.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas