MADEIRA Meteorologia

Encontrados 14 socorristas mortos após ataque israelita a ambulâncias

Data de publicação
30 Março 2025
17:40

O Crescente Vermelho Palestiniano (CVP) revelou hoje ter recuperado 14 corpos de socorristas mortos na sequência de um ataque israelita a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, em 23 de março.

“O número de corpos recuperados até à data ascende a 14, incluindo oito condutores de ambulâncias das equipas do Crescente Vermelho Palestiniano, cinco membros da Defesa Civil e um funcionário da agência das Nações Unidas”, salientou a organização médica, em comunicado, sem especificar a que agência da Organização das Nações Unidas (ONU) se referia.

Em 23 de março, tanto a Defesa Civil de Gaza como o CVP perderam o contacto com vários dos seus veículos quando se dirigiam para uma missão, após um ataque aéreo israelita.

No sábado, o exército israelita reconheceu ter disparado contra ambulâncias na Faixa de Gaza, depois de ter considerado os veículos “suspeitos”.

Os acontecimentos ocorreram no passado domingo no bairro de Tal al-Sultan, a oeste da cidade de Rafah, onde as tropas israelitas voltaram à ofensiva em 20 de março, dois dias depois de o exército ter retomado os bombardeamentos aéreos na Faixa de Gaza, ao fim de quase dois meses de tréguas.

O CVP tinha revelado que as autoridades israelitas tinham impedido uma equipa de entrar na zona de Tal al-Sultan para procurar os socorristas, acrescentando que “tinham sido apanhados sob fogo israelita pesado”.

De acordo com um comunicado do exército enviado à Agence France-Presse (AFP), minutos depois de os soldados terem “eliminado vários terroristas do Hamas” abrindo fogo sobre os seus veículos, “outros veículos deslocaram-se de forma suspeita em direção aos soldados”.

O exército israelita não indicou se tinham sido disparados tiros destes veículos contra os soldados.

Uma “investigação preliminar [estabeleceu] que alguns dos veículos suspeitos [...] eram ambulâncias e camiões de bombeiros”, acrescentou o exército, sem dar mais pormenores, denunciando “a utilização repetida [...] por organizações terroristas na Faixa de Gaza [...] de ambulâncias para fins terroristas”.

No total, desde o início da ofensiva israelita em outubro de 2023 contra o enclave palestiniano, registam-se mais de 50.200 mortos, a maioria mulheres e crianças, e mais de 114.000 feridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas