MADEIRA Meteorologia

Costa e Von der Leyen na primeira cimeira UE-Reino Unido pós-Brexit a 19 de maio

Data de publicação
04 Fevereiro 2025
16:32

O Governo britânico confirmou hoje que a primeira cimeira entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) pós-Brexit, a 19 de maio, deverá contar com a presença de António Costa e Ursula von der Leyen.

Segundo um porta-voz, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, espera receber tanto o presidente do Conselho Europeu, António Costa, como a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A cimeira, anunciada no ano passado quando Starmer visitou Bruxelas após a confirmação de Von der Leyen no seu posto, será o primeiro encontro de alto nível desde que o Reino Unido saiu da UE, em 2020, num processo conhecido por ‘Brexit’.

Segundo Londres, o encontro “constituirá uma oportunidade para realizar novos progressos em domínios que trarão benefícios tangíveis para a população do Reino Unido e da UE e reforçarão ainda mais a relação única entre o Reino Unido e a União Europeia”.

A data já tinha sido avançada por Costa numa conferência de imprensa na segunda-feira, após o jantar do primeiro retiro de líderes da UE, em Bruxelas, no qual Keir Starmer participou.

“Aguardo com expectativa a Cimeira UE-Reino Unido, que se realizará em 19 de maio no Reino Unido. A reunião de ontem com Keir Starmer confirmou uma nova energia positiva nas nossas relações e um claro interesse numa cooperação estreita”, escreveu hoje o antigo primeiro-ministro português na rede social X.

Em declarações aos jornalistas, na segunda-feira, Costa afirmou que o objetivo seria discutir “a relação mais próxima possível”, enquanto a presidente da Comissão Europeia adiantou que há “muito mais a explorar nas áreas da segurança e defesa”.

Keir Starmer deslocou-se a Bruxelas na segunda-feira naquela que foi a primeira vez que um chefe de governo britânico participou numa reunião informal dos 27 chefes de Estado e de governo da UE desde o Brexit, há cinco anos.

Desde que chegou ao poder, em julho, o Partido Trabalhista declarou a sua intenção de “reiniciar” as relações entre o Reino Unido e a UE, após anos de tensão sob os anteriores governos conservadores.

No entanto, Londres tem reiterado que não tem intenção de regressar ao mercado comum, à união aduaneira ou de restabelecer a livre circulação de pessoas.

Keir Starmer tem afirmado repetidamente que pretende obter melhores termos para o comércio como parte da renovação prevista do atual acordo de cooperação em 2026, bem como um novo pacto de defesa e segurança.

Bruxelas pretende renegociar o acesso às águas de pesca britânicas e está a insistir num regime de mobilidade para os jovens com menos de 30 anos entre o Reino Unido e a UE, mas o Governo britânico rejeitou esta proposta, preocupado com qualquer coisa que se assemelhe a um regresso à livre circulação.

Apesar de uma maioria de 52% dos britânicos terem votado a favor do ‘Brexit, num referendo em 2016, múltiplas sondagens recentes apontam para uma frustração com os resultados e um apoio substancial a uma reaproximação à UE.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas