MADEIRA Meteorologia

Comissão Europeia aprova resposta reforçada a ameaças cibernéticas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Abril 2023
14:47

A Comissão Europeia vai aprovar hoje um Ato de Solidariedade Cibernética Europeia para fortalecer a cibersegurança dos Estados-membros e instituições e reforçar a resposta a crises desencadeadas no ciberespaço, mas com repercussões reais.

O documento, que vai hoje ser apresentado pela comissária Margaret Vestager, propõe o "fortalecimento da solidariedade ao nível da União para melhor detetar, preparar e responder a incidentes de cibersegurança significativos ou massivos".

Para isso, os 27 criarão o Escudo Europeu de Cibersegurança e um mecanismo correspondente que tem como finalidade dotar as instituições europeias e nacionais de cada Estado-membro de capacidades para responder coordenadamente a ameaças cibernéticas, com recurso a "tecnologia de ponta, como a inteligência artificial e análise de dados avançada", permitindo a partilha atempada de informação.

O projeto tem um investimento previsto de mais de mil milhões de euros, dos quais dois terços são financiados pelo Programa Digital Europeu.

A cibersegurança é há anos um dos tópicos mais sensíveis da discussão europeia, que ganhou outro fôlego nas primeiras semanas da invasão da Federação Russa à Ucrânia, em 2022.

Um grupo de piratas informáticos leais a Moscovo tentaram nas primeiras horas da invasão comprometer as infraestruturas digitais do Governo e das Forças Armadas ucranianas, com o propósito de destabilizar as comunicações, partilha de informações e acesso a serviços, facilitando "operação militar especial", como é apelidada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

A cibersegurança ganha uma relevância acrescida quando cada vez há mais infraestruturas governamentais e civis críticas que podem ser comprometidas por 'hackers'.

Por isso, a UE quer estar preparada para lidar com as ameaças que provém do ciberespaço, mas que têm consequências físicas na vida dos cidadãos europeus.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem sai mais prejudicado com a queda do Governo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas