MADEIRA Meteorologia

Chanceler alemão na Índia para falar sobre a Ucrânia e cooperação bilateral

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Fevereiro 2023
12:43

O chanceler alemão, Olaf Scholz, chegou hoje a Nova Deli, onde se espera que fale com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, sobre a guerra russa contra a Ucrânia e a forma de impulsionar a cooperação económica bilateral.

"Vamos discutir intensamente todos os tópicos relevantes para o desenvolvimento dos nossos países, mas também a paz no mundo, que é importante", disse Scholz aos jornalistas depois de ter sido recebido por Modi, segundo a agência norte-americana AP.

Trata-se da primeira visita oficial de Scholz à Índia, embora seja a sua quarta reunião com Modi desde que assumiu a chefia do Governo alemão em 2021.

Antes de partir para Nova Deli, Scholz disse que iria defender junto de Modi o ponto de vista da Europa e dos Estados Unidos sobre a guerra contra a Ucrânia.

"A nível internacional, estamos a tentar deixar claro que a Rússia está sozinha no mundo com a sua agressão contra a Ucrânia", disse Scholz na sexta-feira, após uma videoconferência do G7, o grupo dos países mais industrializados.

Além da Alemanha, o G7 integra Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, e conta com a participação da União Europeia (UE).

"Vou defender mais uma vez lá [Nova Deli] a nossa posição, o nosso ponto de vista sobre este conflito", disse Scholz aos jornalistas antes de partir de Berlim para Nova Deli.

Modi absteve-se de qualquer crítica explícita à Rússia pela invasão da Ucrânia, uma vez que Moscovo é um importante fornecedor de armas à Índia, além de vender petróleo e outros bens ao país asiático.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra de larga escala que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia assinalaram o primeiro aniversário da guerra, na sexta-feira, com o anúncio de mais apoio militar a Kiev e novas sanções contra a Rússia.

Numa entrevista publicada hoje pelo jornal indiano The Times of India, Scholz defendeu que há "um enorme potencial" para a Alemanha intensificar a cooperação com a Índia.

Destacou setores como "as energias renováveis, o hidrogénio, a mobilidade, a economia farmacêutica e o digital".

Espera-se também que Scholz pressione Modi para a celebração de acordos de comércio livre e de proteção de investimentos Índia-UE, segundo a AP.

Em maio de 2022, Berlim e Nova Deli assinaram uma série de acordos bilaterais centrados no desenvolvimento sustentável.

Ao abrigo desses acordos, a Índia receberá 10,5 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em ajuda até 2030, para impulsionar a utilização de energia limpa.

A visita de dois dias também levará Scholz ao centro de tecnologia de informação da Índia, Bangalore, no domingo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas