MADEIRA Meteorologia

Carlos III presidiu pela primeira vez ao desfile que assinala aniversário do monarca

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Junho 2023
14:06

O rei Carlos III presidiu hoje, pela primeira vez, ao tradicional desfile anual da Guarda Real, o "trooping the colour", que celebra o aniversário do chefe de Estado do Reino Unido.

Embora o aniversário de Carlos III seja apena a 14 de novembro, o terceiro domingo de junho é tradicionalmente reservado para esta celebração, para aproveitar o bom tempo que se faz sentir na capital britânica.

Vestido com o uniforme vermelho de cerimónia, Carlos III, 74 anos, deixou o Palácio de Buckingham, residência da família real, a cavalo, seguido, também a cavalo, pelo seu filho mais velho, o príncipe de Gales, herdeiro da coroa britânica, William, e pelos príncipes Ana e Eduardo, irmãos do soberano.

Atrás, seguiu o coche com a rainha Camila, envergando o uniforme vermelho de coronel dos Granadeiros, a princesa de Gales, Catarina, vestindo de verde, a cor da Guarda Irlandesa, da qual é coronel, e os três filhos dos príncipes de Gales, George, Charlotte e Louis.

Milhares de pessoas assistiram ao cortejo real, acompanhado por guardas montados a cavalo, que desceu o The Mall, enfeitado com bandeiras britânicas, até ao campo de desfiles da Royal Horse Guards, onde Carlos III saudou os guardas reunidos antes de se ouvir o hino "God Save the King".

O "trooping the colour" é um desfile colorido que remonta ao reinado de Carlos II (1660-1685), como forma de celebrar o aniversário oficial do monarca do Reino Unido, no qual os vários regimentos se apresentam cada um com uma cor diferente.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas