MADEIRA Meteorologia

Avião e helicóptero que colidiram na capital dos EUA tinham 67 pessoas a bordo

Data de publicação
30 Janeiro 2025
8:07

Um avião comercial, com 64 pessoas a bordo, colidiu com um helicóptero militar, com três soldados a bordo, junto ao aeroporto da capital dos Estados Unidos, Washington e caiu no rio Potomac, disseram as autoridades.

A companhia aérea American Airlines confirmou em comunicado que um avião da subsidiária regional PSA transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, depois de deslocar de Wichita, no estado de Kansas, no centro dos EUA.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse que três militares seguiam a bordo do helicóptero Sikorsky H-60 que colidiu com o avião, algo que descreveu, num comunicado, como um acidente.

A colisão aconteceu por volta das 21:00 (01:00 de hoje em Lisboa), quando o avião se aproximava do aeroporto de Washington, disse a Administração Federal de Aviação.

O aeroporto da capital dos Estados Unidos, Washington, suspendeu todos os voos pelo menos até às 05:00 de sexta-feira (10:00 em Lisboa).

“Todas as descolagens e aterragens (...) foram suspensas. O pessoal de emergência está a responder a um incidente aéreo na apista. O terminal permanece aberto”, disse o aeroporto, na quarta-feira, numa mensagem na rede social X.

Os bombeiros e os serviços de emergência médica de Washington disseram que o avião caiu perto do aeroporto e caiu no rio Potomac.

“Uma operação de busca e salvamento envolvendo várias agências está em curso no rio Potomac após um acidente de avião”, escreveu a polícia da capital norte-americana, também na X.

Barcos insufláveis de resgate estavam a ser lançados no Potomac a partir de um ponto próximo do aeroporto, ao longo da autoestrada George Washington, a norte do aeroporto.

A secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, disse na rede social X que as autoridades estão a mobilizar “todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos EUA para os esforços de busca e salvamento” e sublinhou que estão a “acompanhar ativamente a situação” e preparados para apoiar o pessoal de emergência local.

“Posso confirmar que o Presidente [Donald] Trump foi informado sobre esta situação. Tragicamente, parece que um helicóptero militar colidiu com uma aeronave regional”, disse a porta-voz da presidência, Karoline Leavitt à televisão Fox News.

“Só posso dizer que os pensamentos e orações de toda a administração Trump estão com todos os envolvidos e pedimos ao público nesta área que se mantenha vigilante sobre as orientações da polícia e que lhes permita fazer o seu trabalho”, concluiu Leavitt.

“Deus os abençoe”, disse, pouco depois, Trump, em comunicado, dizendo que tinha sido “totalmente informado do terrível acidente”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas