MADEIRA Meteorologia

Autoridades sírias detêm 6 pessoas implicadas em ataque suicida a igreja ortodoxa

Data de publicação
23 Junho 2025
22:40

As autoridades sírias anunciaram hoje a detenção de seis pessoas, incluindo o líder de uma célula do Estado Islâmico, implicadas no ataque suicida a uma igreja ortodoxa em Damasco em que morreram pelo menos 25 pessoas.

Segundo o Ministério do Interior, outras duas pessoas implicadas no ataque à Igreja de Santo Elias no domingo foram mortas durante uma operação de segurança contra células da organização terrorista Daesh (sigla em árabe para Estado Islâmico).

O Presidente interino sírio, Ahmad al-Charaa, tinha prometido levar à justiça todos os envolvidos no “hediondo” ataque, condenado pelas Nações Unidas e por muitos países, incluindo os Estados Unidos e a França, e que reacendeu a preocupação entre as minorias no país.

Segundo o Ministério do Interior, foram detidos na operação vários criminosos envolvidos no ataque e apreendidos “cintos explosivos, minas prontas a serem detonadas e uma moto-bomba”, num esconderijo na região de Damasco.

“Estas operações resultaram em confrontos durante os quais o líder da célula e cinco membros foram detidos, enquanto outros dois foram mortos: um era o principal planeador da entrada do bombista suicida na igreja, o outro também estava a preparar um ataque terrorista num bairro da capital”, acrescentou o ministério.

Ainda de acordo com as autoridades sírias, o ataque matou pelo menos 25 pessoas e feriu 63 outras, no centro da capital síria, depois de um homem ter entrado numa igreja, feito disparos e de seguida ter acionado um colete com explosivos.

O secretário-geral da ONU condenou hoje o ataque terrorista de domingo contra a igreja em Damasco, e exigiu que os responsáveis sejam responsabilizados.

António Guterres expressou as condolências às famílias das vítimas e reiterou que todos os perpetradores de terrorismo devem ser responsabilizados, de acordo com um comunicado.

O líder da ONU pediu ainda uma investigação completa ao ataque do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL).

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, condenou hoje o ataque de domingo a uma igreja em Damasco, capital da Síria, que fez pelo menos 25 mortos, pedindo respeito pela diversidade religiosa.

Numa mensagem na rede social X, Rangel manifestou “solidariedade às vítimas e às suas famílias”, dizendo que é essencial que transição de poder na Síria seja orientada pelo respeito pela diversidade religiosa e pela inclusão de todas as comunidades.

O ataque - que também foi condenado por muitos países e pela ONU - é o primeiro do género desde a queda do ex-presidente Bashar al-Assad, em dezembro, derrubado por uma coligação de fações rebeldes islamitas lideradas por Al-Chareh.

Durante os quase 14 anos de guerra civil na Síria, igrejas foram danificadas e ocorreram ataques perto de locais de culto cristãos, mas nenhum atentado suicida foi perpetrado no interior de uma igreja, de acordo com a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A segurança continua a ser um dos maiores desafios para as autoridades sírias, que estão a ser convocadas pela comunidade internacional para proteger as minorias e incluí-las no processo de transição.

O Presidente sírio Ahmad al-Chareh prometeu hoje levar à justiça os envolvidos no ataque a uma igreja em Damasco.

“Trabalharemos dia e noite para prender todos aqueles que participaram ou planearam este crime hediondo e levá-los à justiça para que recebam o castigo que merecem”, disse Al-Chareh em comunicado, pedindo “solidariedade e unidade”.

O líder sírio condenou o ataque, alegando que se tratou de um atentado contra “pessoas inocentes seguras nos locais de culto”, acrescentando que este episódio “lembra a importância da solidariedade e da unidade — Governo e povo — perante tudo o que ameace a segurança e a estabilidade da pátria”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas