MADEIRA Meteorologia

Ativistas despem-se em Barcelona para exigir proibição de peles na Europa

Data de publicação
12 Janeiro 2025
14:46

Ativistas do bem-estar animal despiram-se e cobriram-se de sangue falso hoje na Praça da Catalunha, no centro de Barcelona, para exigir a proibição das explorações de peles na Europa.

Mais de 20 ativistas da organização AnimaNaturalis, que pretendiam gerar “consciência e indignação” com este ato, colocaram-se nos degraus da praça cobertos de sangue falso para representar os animais que são abatidos pela indústria das peles.

As suas exigências, dirigidas à União Europeia (UE) e ao Governo espanhol, surgem num “momento crítico”, segundo os manifestantes, depois de a Comissão Europeia ter recebido, em junho, uma iniciativa de cidadania com mais de 1,5 milhões de assinaturas, exigindo a proibição do abate de animais para a produção de peles.

A petição “Fur Free Europe” (‘Europa Livre de Pele’), que foi debatida no Parlamento Europeu em outubro, apela também à proibição de produtos de peles de animais no mercado da UE.

Em dezembro, a Comissão deu uma resposta à iniciativa, mandatando a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos a emitir um parecer científico sobre o bem-estar dos animais criados para a produção de peles.

Com base neste relatório, bem como nas repercussões económicas e sociais, o executivo comunitário tomará as medidas que considerar “mais adequadas” a este respeito.

“Por detrás de um casaco de peles há milhões de animais que sofreram uma morte absolutamente atroz, e o pior é que antes disso sofreram um confinamento ainda pior”, afirmou Cristina Ibáñez, porta-voz da AnimaNaturalis.

A ativista congratulou-se com o papel do novo comissário europeu para a Saúde e Bem-Estar Animal, o húngaro Olivér Várhelyi, e instou-o a “não ignorar as vozes de mais de 1,5 milhões de pessoas” e a cumprir o compromisso de proceder a alterações legislativas no domínio do bem-estar animal até 2026.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas