MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Nevão inclemente fustigou província de Kwazulu-Natal (com vídeo e fotos)

Após as boas-vindas à Primavera, eis que surge um clima invernoso e inclemente que, abruptamente, se abateu sobre a África do Sul durante três dias, fustigando em particular a província de Kwazulu-Natal.

Não é incomum serem registadas frentes frias nesta época do ano, que geralmente ocorrem em temporadas de transição, entre meses de setembro e outubro. Mas desta vez, a queda da temperatura foi abrupta e significativa.

Várias autoestradas ficaram intransitáveis devido à intensa queda de neve, obrigando as equipas de gestão de desastres a trabalharem até à exaustão e em condições de risco e sob uma forte pressão para prestar assistência e resgatar utentes presos nas vias, onde se encontravam atolados e imobilizados devido ao nevão e expostos a temperaturas extremamente baixas.

A autoestrada N3, que liga Joanesburgo a Durban, foi gravemente afetada por este cenário e vários trechos foram encerrados e até rotas alternativas evidenciaram-se intransitáveis.

Centenas de pessoas foram resgatadas, tendo muitas passado a noite no interior de veículos. Os serviços de emergência estiveram até às 19h00 de ontem a resgatar pessoas presas nos seus automóveis por períodos superiores a treze horas, a maioria das quais sem alimentos e sem água, o que potenciou alguns casos de hipotermia.

Pelo menos um óbito foi registado, referente a uma mulher e em consequência de uma exposição excessiva a temperaturas extremamente baixas.

Camiões de grande porte estiveram presos em autoestradas desde sexta-feira e autocarros de transporte coletivo de passageiros viajavam entre províncias ficaram presos em estações de serviço durante mais de sete horas. Em algumas áreas afetadas, a neve atingiu dois metros de altura.

Uma massa de ar gelado cobre ainda o país com temperaturas muito abaixo da média para esta época do ano e a queda de mais neve, gelo e chuva coloca riscos adicionais à segurança rodoviária.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas