MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: PM italiana considera inoportuno convite de Emmanuel Macron a Zelensky

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
11:37

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, considerou hoje inoportuna a decisão do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, de convidar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para ir a Paris antes da reunião extraordinária do Conselho Europeu.

As nossas forças "devem estar unidas", disse Meloni ao chegar hoje à reunião do Conselho Europeu, que se realiza hoje em Bruxelas.

Na quarta-feira, Zelensky visitou Londres e posteriormente deslocou-se a Paris, onde se encontrou com Macron e o chanceler alemão, Olaf Scholz. Hoje, o Presidente ucraniano voou para Bruxelas acompanhado por Emmanuel Macron.

Meloni afirmou, no entanto, que "a Itália está totalmente empenhada" em apoiar Kiev contra a invasão russa, dizendo que a "contribuição" de Itália é muito abrangente.

"Estamos cientes que o conflito na Ucrânia envolve a todos nós", acrescentou.

"Penso que a melhor forma de construir uma opção de diálogo e paz é manter as forças no campo [de batalha ]num nível equilibrado. Apoiar a Ucrânia é a melhor maneira de chegar a uma possível negociação", sublinhou a chefe de Governo italiana.

"Roma quer ser um dos protagonistas, inclusive na fase de reconstrução", declarou a primeira-ministra italiana.

Giorgia Meloni deve manter uma reunião bilateral à margem da cimeira europeia com Zelensky, que se deslocou para Bruxelas junto com Macron.

Depois de se dirigir ao Parlamento Europeu, Zelensky reúne-se ainda hoje com o conjunto do Conselho Europeu, estando previsto a seguir um período de duas horas para reuniões bilaterais em grupo com os chefes de Estado e de Governo dos 27.

À entrada para a reunião extraordinária, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, salientou ainda que a UE se mantém "extremamente unida, mais do que nunca" na ajuda à Ucrânia quer com meios militares, quer com apoio político.

Os líderes da UE irão debater na reunião que meios poderão ser mobilizados nas próximas semanas e meses.

As consequências económicas da invasão russa da Ucrânia estão ainda na agenda da reunião, adiantou Michel.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas