MADEIRA Meteorologia

Jovem faz 100 maratonas em 100 dias alertando para necessidade de salvar o planeta

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Novembro 2022
14:55

O alerta para a necessidade de preservar o ambiente e salvar o planeta lançou numa volta à França a correr Nicolas Vandenelsken, que hoje fez a sua entrada em Paris, onde conclui a 84.ª maratona em 84 dias.

"Faço ao meu corpo o que fazemos ao planeta", disse o desportista, que tem como meta fazer 100 maratonas em 100 dias, com o apelo a toda a França para que também o desporto respeite o planeta.

Entre os camiões e o caos urbano, Nicolas Vandenelsken fez a sua entrada na capital francesa, que vai acolher os Jogos Olímpicos de 2024, depois de cruzar 10 regiões do país.

Percorreu 4.200 quilómetros desde a partida em Montargis (centro da França), no dia 03 de setembro, correndo uma maratona (42,195 quilómetros) por dia.

O percurso total, que formará um coração no mapa ao fim de 100 dias, permite-lhe atravessar a França para sensibilizar as pessoas para o clima, contactando com cerca de 2.000 crianças e visitando associações e explorações agrícolas.

Interrompida durante um simpósio sobre ‘doping’, a ministra do Desporto e dos Jogos Olímpicos elogiou e aplaudiu a coragem do jovem, de 30 anos.

"Acho que o desporto é um grande vetor para desafiar o maior número possível de pessoas", disse Amélie Oudéa-Castéra.

Nicolas Vandenelsken consultou médicos antes de embarcar nesta aventura, que espera terminar em 10 de dezembro.

"Com a minha força de mente e com a minha formação, consigo ter esta ‘performance’", explicou à ministra, acrescentando que não aconselha ninguém a fazer 100 maratonas em 100 dias: "Talvez daqui a cinco ou dez anos o sinta nas articulações."

Fundador da associação Uni-Vert e membro do coletivo Sport Planète, Nicolas Vandenelsken é um dos "eco-aventureiros" que optaram por sensibilizar para as questões climáticas através do desporto.

"Tomámos a liberdade de escrever uma carta a apelar para que se adapte o desporto às alterações climáticas, respeitando a integridade da natureza, que é dirigida a todos os organizadores, todos os ministérios do desporto […]. Temos de condicionar o desporto e os acontecimentos ao respeito pela integridade da natureza", prosseguiu.

Continuando os seus 42 quilómetros diários, partiu em seguida para as margens do rio Sena, com a sua equipa técnica e dois amigos que foram correr com ele durante o dia de hoje.

A volta a França em 100 maratonas em 100 dias terminará no dia 10 de dezembro em Valenciennes, no norte do país.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas