MADEIRA Meteorologia

EUA saúdam cessar-fogo na Faixa de Gaza

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Agosto 2022
17:44

Os Estados Unidos saudaram hoje o acordo de cessar-fogo alcançado na Faixa de Gaza com Israel, anunciou hoje o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

"O acordo trará uma pausa bem-vinda aos civis israelitas e palestinianos e permitirá o muito necessário abastecimento de combustíveis e outros bens à Faixa de Gaza", indicou Blinken num comunicado, acrescentando: "Expressamos as nossas condolências às famílias dos civis que perderam a vida ou ficaram feridos".

A detenção a 01 de agosto de Bassem Saadi, um líder do grupo extremista palestiniano Jihad Islâmica na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967, levou ao atual surto de violência.

O exército israelita lançou na sexta-feira uma operação militar, anunciada como um "ataque preventivo" contra a Jihad Islâmica, na qual os seus principais líderes militares em Gaza, Tayssir Al-Jabari e Khaled Mansour, foram mortos, juntamente com vários combatentes do grupo.

As mortes dos líderes militares foram confirmadas pela Jihad Islâmica, organização considerada "terrorista" por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

O primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, disse que a operação em Gaza iria continuar "enquanto fosse necessário", descrevendo o ataque que matou Khaled Mansour no sábado como um "resultado extraordinário".

As autoridades israelitas justificaram a operação lançada na sexta-feira com o receio de represálias por parte da Jihad Islâmica após a detenção de Bassem al-Saadi a 01 de agosto na Cisjordânia.

Nos últimos dois dias, cerca de 40 membros da Jihad Islâmica foram presos pelas forças israelitas na Cisjordânia.

Antes do anúncio agora divulgado pela Jihad Islâmica, o movimento armado palestiniano tinha lançado vários morteiros sobre Israel e Jerusalém, que foram intercetados pelo sistema de defesa antimíssil israelita, de acordo com o seu exército.

Na Faixa de Gaza, 17 palestinianos, incluindo nove crianças, foram mortos em resultado de rusgas do exército israelita em Jabalia, na cidade de Gaza e em Rafah, segundo o movimento armado palestiniano Hamas, no poder neste enclave sob bloqueio israelita há mais de 15 anos.

Desde o início desta operação israelita contra a Jihad Islâmica na sexta-feira, "43 palestinianos caíram como mártires, incluindo 15 crianças e quatro mulheres, e 311 ficaram feridos", de acordo com o último relatório do ministério da Saúde do Hamas.

Tratou-se do pior confronto entre o Estado hebreu e organizações armadas da Faixa de Gaza desde a guerra de maio de 2021, que fez em 11 dias 260 mortos, incluindo combatentes, do lado palestiniano, e 14 mortos em Israel, entre os quais um soldado, de acordo com as autoridades locais.

Israel impõe desde 2007 um embargo à Faixa de Gaza, território com 2,3 milhões de habitantes, governado pelos radicais islâmicos do Hamas.

Décio Ferreira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas