MADEIRA Meteorologia

Kiev renomeia monumento soviético 'Arco da Liberdade do Povo Ucraniano'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Maio 2022
16:57

O Arco da Amizade dos Povos, um monumento soviético emblemático no centro de Kiev, tornou-se hoje o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano, na sequência de uma decisão da Câmara Municipal.

"Hoje a Câmara Municipal decidiu ‘descomunizar’ o nome do Arco da Amizade dos Povos. Agora será o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano", anunciou o presidente da câmara da cidade, Vitali Klitschko, numa mensagem no Telegram.

Os responsáveis municipais eleitos também "aprovaram uma lista de mais de 40 monumentos e emblemas memoriais que devem ser retirados das ruas e edifícios da capital para serem transmitidos ao museu do totalitarismo", acrescentou.

Se muitos lugares ou monumentos forem renomeados, Vitali Klitschko indicou que o processo de nomeação de novos nomes levaria tempo e envolveria "especialistas", em particular historiadores, "para não tomar uma decisão precipitada".

O Arco da Amizade dos Povos é um imponente arco metálico com 35 metros de altura erguido num parque no centro da cidade, em 1982. Fazia parte do mesmo complexo da escultura dos dois trabalhadores russos e ucranianos desmontada no mês passado.

Muitos moradores de Kiev estão a apelar a uma renomeação de outros símbolos cujos nomes estão ligados à Rússia ou à Bielorrússia.

O metro de Kiev organizou assim uma consulta 'online' durante a qual os eleitores votaram para renomear "Varsóvia" a estação "Minsk", "Boutcha" a estação "Beresteïska", a cidade bielorrussa de Brest, ou mesmo o nome do poeta dissidente ucraniano Vassyl Stous, a estação "Leon-Tolstoy Square".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas