MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Parlamento alemão pronuncia-se sobre vacinação obrigatória até ao fim do ano

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Novembro 2021
18:22

O parlamento alemão vai pronunciar-se até ao final deste ano sobre uma lei que impõe a vacinação contra a covid-19 a toda a população para evitar o aumento das infeções, anunciou hoje o futuro chanceler, Olaf Scholz.

"A minha proposta é que (…) os deputados façam uma proposta ao parlamento" sobre a vacinação obrigatória, declarou numa entrevista à estação televisiva Bild TV o social-democrata que se prepara para assumir a chefia do novo Governo alemão, precisando que esse texto deverá ser apresentado "este ano", para entrar em vigor em fevereiro ou março do próximo ano.

A Alemanha tinha, até agora, afastado a opção radical de impor a vacinação obrigatória, adotada pela vizinha Áustria.

Mas o debate sobre esta questão subiu de tom nas últimas semanas, à medida que o país era duramente atingido por uma nova vaga pandémica.

A obrigatoriedade da vacinação foi recentemente decidida para as pessoas que trabalham em lares de terceira idade e hospitais, bem como para os membros da Bundeswehr (Forças Armadas Unificadas da Alemanha), e entrará em breve em vigor.

Realizou-se hoje uma reunião de emergência entre a chanceler cessante, Angela Merkel, a futura coligação governamental de Olaf Scholz e os líderes das regiões para analisar diferentes medidas destinadas a combater a quarta vaga da pandemia de covid-19, entre as quais a vacinação obrigatória.

Na reunião, o futuro chanceler declarou-se, tal como a sua equipa, a favor dessa decisão.

A covid-19 causou pelo menos 5.206.370 mortes em todo o mundo, de entre mais de 261,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse (AFP), com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram desde março de 2020, 18.441 pessoas e foram contabilizados 1.147.249 casos de infeção, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul, tendo sido identificados, até ao momento, 13 casos desta nova estirpe em Portugal.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas