Cone do vulcão Cumbre Vieja colapsou parcialmente

Segundo está a avançar o jornal espanhol El Diario, o cone do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, colapsou parcialmente, este sábado, libertando uma “enorme lava” que segue em direção ao mar.

A informação já foi confirmada pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME) através de imagens dos drones.

Conforme esclarece o diretor técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, este é um evento normal, uma vez que a lava “estava numa parte mais profunda da caldeira”.

"O cone não suporta o próprio peso e também, devido às deflagrações de ontem, procura poder sustentar-se”, explicou Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do comité de crise criado pelo governo espanhol.

Já o geólogo Carlos Lorenzo partilhou um vídeo nas redes sociais, no qual garantiu ter observado o colapso, com recurso a drones. O profissional mais explicou que este desabamento criou uma "enorme corrente de blocos muito grandes" que estão a deslizar pela encosta abaixo, em direção ao mar.

Recorde-se que o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

A nuvem de cinzas e a situação gerada pela erupção já levou ao cancelamento de vários voos para a ilha espanhola. Além do mais, dezenas de casas já foram destruídas pela lava que continua a correr em direção ao mar, mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 6.000 pessoas da zona da erupção.