MADEIRA Meteorologia

Cone do vulcão Cumbre Vieja colapsou parcialmente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Setembro 2021
16:17

Segundo está a avançar o jornal espanhol El Diario, o cone do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, colapsou parcialmente, este sábado, libertando uma "enorme lava" que segue em direção ao mar.

A informação já foi confirmada pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME) através de imagens dos drones.

Conforme esclarece o diretor técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, este é um evento normal, uma vez que a lava "estava numa parte mais profunda da caldeira".

"O cone não suporta o próprio peso e também, devido às deflagrações de ontem, procura poder sustentar-se", explicou Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do comité de crise criado pelo governo espanhol.

Já o geólogo Carlos Lorenzo partilhou um vídeo nas redes sociais, no qual garantiu ter observado o colapso, com recurso a drones. O profissional mais explicou que este desabamento criou uma "enorme corrente de blocos muito grandes" que estão a deslizar pela encosta abaixo, em direção ao mar.

Recorde-se que o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

A nuvem de cinzas e a situação gerada pela erupção já levou ao cancelamento de vários voos para a ilha espanhola. Além do mais, dezenas de casas já foram destruídas pela lava que continua a correr em direção ao mar, mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 6.000 pessoas da zona da erupção.


Crónica (25/9/21) STA Cono volcánico roto.
Carlos Lorenzo, geólogo del #IGME_CSIC nos comunica que han visto el cono roto con los drones y se dirigen al comité científico.https://t.co/zlpkz4FM5e#erupcionenlapalma #volcanes #Canarias #STA #URGE #IGME_CSIC

— Instituto Geológico y Minero de España (@IGME1849) September 25, 2021

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas