MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: 2023 vai ser um ano fácil para a Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Janeiro 2023
10:42

Carlota Cavaco, vogal da delegação regional da ordem dos Economistas, afirma estar "descansada" em relação a 2023, que será um ano "fácil para a Madeira". Admite que há desafios pela frente, mas exalta a necessidade de sermos competitivos, procurando soluções dentro do "mundo real".

Pese embora considera que a inflação é "absurda", a vogal recorda que há pessoas, nomeadamente os empresários, que já viveram nestas realidades e se adaptaram, até porque o "truque" é mesmo a capacidade de se adaptar às mudanças com facilidade.

No entanto, conforme sustenta, questões como o emprego, a falta de produtividade, o envelhecimento da população, a insustentabilidade da segurança social, os salários baixos das gerações jovens, o trabalho remoto e a falta de mão de obra vão estar naturalmente na ordem dos dia. No entanto, Carlota Cavaco releva a importância de sermos objetivos, competitivos e procurar soluções dentro do mundo real.

Sobre ‘o que fazer?’, Carlota Cavaco diz que há apenas um sentido: contar com a incerteza na gestão do dia a dia; contar com isso quando fazermos um business plan; e contar com a imprevisibilidade em todos os momentos e viver com ela.

"É isto que me vai fazer ser mais produtiva. contem sempre com a incerteza", defende.

"Quanto mais estivermos à espera da surpresa, melhor incorporamos a supresa", sustentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas