MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira 2021: Machico recuperou de "gestão danosa do PSD", diz Ricardo Franco

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Junho 2021
11:56

O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, começou a sua intervenção destacando a política de prioridade às pessoas e de proximidade, apesar de todas as dificuldades financeiras.

Em 2013, encontrou uma câmara vítima da "gestão danosa do PSD", da qual recuperou graças à "vereação coesa unida, empenhada e dedicada", cujo trabalho permitiu que a autarquia ficasse com capacidade de endividamento, o que permitiu a realização de um pedido de empréstimo de 3,6 milhões de euros para a realização de obras, aprovado pelo Tribunal de Contas.

Ricardo Franco destacou a "gigantesca recuperação das finanças municipais", numa política de desagravamento fiscal, enumerando algumas das medidas implementadas pela Câmara. Entre elas, a devolução de 20% da receita do IRS, a isenção das esplanadas, a redução em 50% da licença de táxis e a não aplicação da DERRAMA.

Lembra ainda iniciativas no apoio às famílias carenciadas, à habitação, a criação de um gabinete de apoio social durante a pandemia, e várias obras de proximidade, e destacou os cerca de 80 eventos recreativos e culturais realizados antes da pandemia e as 40 iniciativas no âmbito do programa ‘Machico 600 anos de história’.

O edil realçou ainda o apoio anual de 20 mil euros cedido à Santa Casa da Misericórdia e as ajudas, nos últimos quatro anos, às juntas de freguesia, que ascenderam aos 700 mil euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas