O número de trabalhadores diminuiu 12,5%, enquanto o ganho médio mensal aumentou 3,6%, face a 2019, diz a Direção Regional de Estatística da Madeira que divulgou, esta manhã, os indicadores dos ‘Quadros de Pessoal’, com informação referente a 2020.
De acordo com a tutela da estatística na Região, foram apurados, em 2020, 41,8 mil trabalhadores por conta de outrem - a tempo completo e com remuneração completa - nos estabelecimentos localizados na Madeira.
Em relação a 2019, estes números mostram que houve um decréscimo de 12,5% face ao ano anterior, seguindo a Região esta tendência nacional de decréscimo (-3,3%).
Para esta quebra poderá ter contribuído o peso dos trabalhadores do setor turístico fortemente penalizado pela pandemia, sobretudo no que concerne aos colaboradores por conta de outrem.
Funchal (63,4%), Santa Cruz (10,9%), Câmara de Lobos (5,6%) e Machico (5,4%) foram os municípios que concentravam maior número de trabalhadores por conta de outrem nos estabelecimentos.
"O sector terciário foi naturalmente o que assumiu maior expressão, ocupando 76,2% do total do pessoal ao serviço em 2020, tendo apresentado uma redução de 16,5% face ao número de trabalhadores neste sector no ano transato", escreve a DREM.
Patrícia Gaspar