MADEIRA Meteorologia

Madeira contraria tendência

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Janeiro 2021
9:01

Contrariamente ao todo do País, onde o nascimento de novas empresas caiu 24% em 2020 face ao período homólogo, Os números contrariam as expetativas e a tendência nacional: em 2020, ano que marcou o início da pandemia por covid-19, foram constituídas na Madeira mais 881 sociedades.

Dados divulgados ontem pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), com base nos indicadores cedidos pela Direção-Geral da Política de Justiça ao Instituto Nacional de Estatística (INE), demonstram que o saldo entre as dissoluções e novas constituições foi positivo em 308 empresas.

Alojamento a crescer

Não obstante a drástica redução nos indicadores do Turismo, os dados da DREM atribuem aos setores do alojamento, restauração e similares o maior contributo para o saldo global positivo entre fechos e novas empresas. No ano passado, estes segmentos de atividade registaram um saldo positivo em 72 sociedades, um valor que só é acompanhado de perto pelo setor imobiliário, com mais 89 empresas criadas e 28 insolventes.

Por ordem decrescente, as atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares contribuíram com um saldo positivo em 59 sociedades, as atividades de informação e de comunicação com mais 36, a construção com mais 27 e atividades de saúde humana e apoio social com mais 22.

Porto Santo: abrem 5, fecham 4

Olhando à localização geográfica, o concelho com maior número de novas empresas foi naturalmente o Funchal, que viu nascer 614 novas sociedades, mas perdeu em contrapartida outras 415.

Destaque para a ilha do Porto Santo que, no ano passado, constituiu cinco novas sociedades e dissolveu outras quatro, num saldo positivo de apenas uma empresa.

País: novas empresas caem 24%

No todo do País, o nascimento de novas empresas inverteu a tendência dos últimos anos e caiu 24% em 2020, para 37.558 entidades, o "que corresponde a um valor semelhante ao que se registou em 2016", segundo dados da Informa D&B.

De acordo com a consultora, deu-se "uma descida logo nos dois primeiros meses do ano (-17%)", tendo o nascimento de novas empresas ao longo do ano decorrido "ao ritmo da pandemia e das restrições".

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas