MADEIRA Meteorologia

Primeiros fundos europeus previstos para junho

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Fevereiro 2021
5:00

Madeira contava receber 13% da dotação do PRR até outubro, mas os 73 milhões podem chegar mais cedo. Até junho, a Região deve receber também 11% da primeira tranche do REACT-EU.

Os Estados-membros com planos aprovados até abril devem receber os primeiros fundos até junho, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. As previsões foram, ontem, anunciadas pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Pedro Calado contava receber a primeira tranche do Plano de Recuperação, no montante de 73 milhões de euros, até outubro. Mas, contrariamente às expetativas do vice-presidente do Governo da Madeira, e cumprindo-se o calendário previsto por Nelson de Souza, a Região vai então contar com as ajudas comunitárias mais cedo.

“Temos planeado que, para os Estados com planos aprovados [até abril], possam receber os primeiros fundos até junho”, adiantou, ontem, Nelson de Souza, durante uma audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Recorde-se que o Plano de Recuperação de Portugal atribui à Madeira 561 milhões de euros, no âmbito do instrumento de Recuperação e Resiliência (IRR), e 64 milhões de euros através do REACT-EU cuja primeira tranche – 11% no equivalente a 7 milhões de euros – deve chegar em junho.

De acordo com Nelson de Souza, é intenção da presidência portuguesa da União Europeia colocar em vigor o regulamento de recuperação e resiliência e o pacote dos fundos estruturais.

O regulamento do pacote de recuperação e resiliência já foi publicado, a 18 de fevereiro, o que vai permitir, sublinhou Nelson de Souza, a apresentação formal dos planos de cada Estado-membro.

O titular da pasta do Planeamento adiantou ainda que vai ser “necessário” que os 27 concluam o processo de decisão sobre os recursos próprios, tendo a presidência programado que estes possam ser concluídos até meados de abril. “Até ao final de abril estarão criadas as condições para que a Comissão Europeia emita a dívida que lhe permitirá financiar o pacote do ‘Next Generation EU’, ou seja, proceder à contratação e pagamento deste plano de recuperação”, precisou.

Já no que se refere aos fundos estruturais, Nelson de Souza disse que a respetiva regulamentação é já um “dossiê fechado”, sendo que, em abril, será aprovada, “em definitivo”, pelo Conselho. A partir desse momento, podem ser apresentados os acordos de parceria “que permitirão a aprovação dos planos operacionais”.

Por Patrícia Gaspar e Agostinho Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas