O projeto ‘Resíduos de bananeira por um futuro mais sustentável’, desenvolvido pelos alunos Diogo Abreu, Diogo Mendonça e Matilde Mendonça da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, sob orientação da docente Ângela Morais e com apoio científico da Professora Doutora Nereida Cordeiro da Universidade da Madeira, foi apresentado esta manhã na conferência MadIT 2025, como uma “história curta de inovação e sucesso”.
Iniciado em 2017, o projeto tem sido reconhecido em concursos nacionais e internacionais. Os alunos exploram o potencial dos resíduos de bananeira em soluções sustentáveis, incluindo biofiltros para reduzir microplásticos, produção de bioplásticos biodegradáveis e biofertilização, promovendo a retenção de água no solo e agricultura regenerativa.
O projeto, desenvolvido no âmbito do clube Eco paper, destaca-se pela integração de conceitos como carbono negativo e créditos de carbono, reforçando a biodegradabilidade, a redução da pegada de carbono e a valorização de resíduos agrícolas. Ao ser partilhado na MadIT 2025, serve de exemplo inspirador de como jovens podem transformar ciência em soluções inovadoras e impactantes para a sociedade e o ambiente.