MADEIRA Meteorologia

Euro sobe e retoma patamar de 1,14 dólares

Data de publicação
04 Junho 2025
18:57

O euro valorizou-se hoje face ao dólar, com o mercado a antecipar uma nova descida das taxas de juro na quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).

Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1430 dólares, quando na terça-feira, pelas 18:40, negociava a 1,1382 dólares.

O euro também se valorizou face à libra, mas desceu relativamente ao iene.

O BCE fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1384.dólares.

Num dia marcado pela entrada em vigor das novas tarifas sobre o aço e o alumínio e pelo avanço das negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos, a atenção dos investidores vira-se também para a decisão do BCE que será conhecida esta quinta-feira, ainda que a expectativa é de um novo corte na taxa de juros de 25 pontos-base, para 2%.

A reforçar essa expectativa estão os dados sobre a inflação na zona euro que, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat, terá abrandado para os 1,9% em maio, face ao mesmo mês do ano passado – valor que compara com os 2,2% registados em abril .

Nos Estados Unidos, o Presidente Donald Trump voltou hoje a pedir ao líder da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, que reduza as taxas de juros.

O pedido de Donald Trump surgiu devido à estagnação registada em maio no setor de emprego privado, de acordo com um relatório da empresa de processamento de folhas de pagamento ADP.

Segundo estes dados, o setor privado dos EUA criou menos postos de trabalho em maio do que o previsto – ainda que mais 37.000 do que em abril -, embora o crescimento dos salários se mantenha a um nível elevado.

Por outro lado, a OCDE reduziu as previsões para a economia mundial em quatro décimas de ponto percentual, tanto para este ano como para o próximo, devido à guerra comercial desencadeada desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, um fator que afetará principalmente os Estados Unidos e os seus vizinhos México e Canadá.

Dados hoje divulgados indicam que a atividade do setor de serviços dos EUA piorou inesperadamente em maio para 49,9 pontos, uma queda de 1,7 pontos face a abril, segundo o Institute for Supply Management (ISM), o que a coloca no limiar da contração pela primeira vez desde junho de 2024.

Pela zona euro, o índice de atividade do setor dos serviços caiu para 49,7 pontos em maio (50,1 pontos em abril), um mínimo de seis meses, de acordo com a S&P Global. Uma queda abaixo dos 50 pontos indica uma contração.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas