A DECO PROteste lançou um conjunto de recomendações para ajudar os consumidores a gerir os descontos da Black Friday, que este ano se assinala a 28 de novembro, garantindo que as promoções correspondem a poupanças reais.
Na nota enviada às redações, a organização lembra que “todos os anos (...) analisa a dinâmica de descontos de várias lojas e conclui que por vezes, nem sempre o que parece, é”, sublinhando que continuam a ser detetados “preços de referência inflacionados”, apesar de ainda existirem bons negócios.
De acordo com a legislação em vigor, para que uma promoção seja válida, o desconto tem de ser calculado com base “no preço mais baixo praticado nos últimos 30 dias anteriores consecutivos”. A DECO PROteste avisa, porém, que a prática nem sempre cumpre a regra.
“Ao longo dos anos, e este não será exceção, existem situações de falsas promoções que podem levar o consumidor a acreditar em descontos que não são reais”, afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste, citada na mesma nota. A responsável acrescenta que a organização está “a monitorizar o mercado” e já pediu à ASAE “um reforço das ações de fiscalização durante este período crítico de consumo, para garantir que a lei é cumprida e os direitos dos consumidores são protegidos”.
Para capacitar os consumidores, a DECO PROteste deixa cinco conselhos úteis:
1 - Usar a ferramenta Comparar Preços
A organização destaca um serviço online e gratuito que “permite a qualquer utilizador verificar o histórico de preços de produtos, garantindo que um desconto anunciado é, efetivamente, uma boa oportunidade de negócio”. Basta inserir o nome da loja, do produto ou o URL da página e o comparador mostra os preços dos últimos sete dias, do último mês e dos últimos três meses. A DECO PROteste recomenda ainda que os consumidores se informem com antecedência sobre os produtos em promoção, recorrendo, por exemplo, a newsletters ou às redes sociais das lojas.
2 - Verificar a qualidade antes de comprar
Mais do que olhar apenas para o preço, a DECO PROteste apela a que os consumidores se informem sobre a qualidade dos artigos que querem adquirir, recorrendo aos testes comparativos a centenas de produtos disponibilizados pela organização.
3 - Começar as compras cedo
Depois de identificar os descontos que são reais, é importante planear. A DECO PROteste lembra que as “promoções mais vantajosas e os produtos com maior procura tendem a esgotar-se rapidamente”, pelo que aconselha a conhecer horários de abertura das lojas e a estar atento ao início das vendas online, muitas vezes à meia-noite.
4 - Conhecer as políticas de compra e devolução
A DECO volta a insistir na importância de perceber bem as condições associadas a cada compra. Nas compras online, o consumidor tem 14 dias para devolver o produto, mas “o mesmo não acontece numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito)”. Por isso, recomenda-se que, em loja, o cliente confirme sempre previamente as políticas de devolução.
5 - Desconfiar de ofertas “demasiado boas”
Por fim, a DECO PROteste alerta para o risco de fraudes e apela à prudência perante descontos irrealistas. Os consumidores devem confirmar a segurança e credibilidade dos sites onde pretendem comprar. Para isso, a organização disponibiliza a ferramenta “Este site é seguro? | DECO PROteste”, que permite verificar a fiabilidade das páginas antes de avançar com o pagamento.