MADEIRA Meteorologia

Venezuela cria universidade dedicada à música em homenagem a lusodescendente

Data de publicação
13 Fevereiro 2025
8:32

A Venezuela vai criar uma universidade da música em homenagem ao fundador do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis de Venezuela (El Sistema, em idioma castelhano), o maestro luso-descendente José António Abreu.

O anúncio foi feito pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Teatro Teresa Carreño de Caracas, durante a inauguração da feira comemorativa do 50.º aniversário da criação do El Sistema, que tem inspirado a criação de orquestras juvenis e infantis em vários países, entre eles a Orquestra Geração em Portugal.

“Chegou o momento de a Venezuela ter uma instituição de ensino superior, ao mais alto nível, que brilhe tanto como o Sistema de Orquestras, e dei a ordem de proceder à fundação da Universidade da Música de Venezuela José António Abreu”, disse.

O Presidente da Venezuela explicou na quarta-feira que será uma instituição de ensino superior com a experiência e o conhecimento do Sistema de Orquestras.

“A Universidade de Música nasceu na Venezuela pela mão de José António Abreu. Tem de ser a grande universidade das universidades (...) amarrada à experiência dos 50 anos do Sistema de Orquestras”, frisou.

Maduro elogiou o trabalho, humildade, a coerência do pensamento, palavra e ações de Abreu e anunciou que chegou também o momento de criar um museu da música na Venezuela, para expor todos os seus reconhecimentos.

“Era um homem humilde, com uma ideia genial e com uma obra milagrosa. Estamos recordando, a 50 anos da fundação [de El Sistema], algo que ele fez e que ficou. Estamos a prestar homenagem a algo que ele fez e que continua vivo, a expandir-se e a ser recordado para sempre”, disse.

Maduro frisou ainda que 1.269 mil meninos e jovens dos bairros de todo o país estão no El Sistema.

“E podemos dizer que em 2027 vamos chegar aos dois milhões de crianças e jovens, apaixonados pela música, pelas suas vidas (...) essa era a filosofia do maestro José António Abreu, a música como um grande instrumento de transformação social”, disse.

Neto de um português e uma italiana, José António Abreu Anselmi nasceu a 07 de maio de 1939 em Valera, estado de Trujillo, no oeste da Venezuela, e faleceu a 24 de março de 2018 em Caracas.

Músico, professor, economista e diretor de orquestra, é popularmente conhecido como maestro Abreu.

Em 12 de fevereiro de 1975 fundou a Orquestra Nacional Juvenil Juan José Landaeta, matriz da reconhecida Orquestra Sinfónica Simón Bolívar, base de El Sistema, cujo objetivo foi “sistematizar o ensino e a prática coletiva e individual da música como instrumento de organização social e de desenvolvimento humanístico”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas