MADEIRA Meteorologia

Veja como estão a decorrer as celebrações do Dia da Madeira na Austrália

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
05 Fevereiro 2024
15:23

Vários clubes portugueses da Austrália celebraram o Dia da Madeira entre o final de janeiro e este fim de semana, com a realização de eventos festivos que proporcionam convívio e degustação de pratos típicos da gastronomia nacional e regional.

A celebração do Dia da Região, como se sabe, acontece oficialmente a 1 de julho, mas os madeirenses que residem na Austrália festejam a data antecipadamente de modo a coincidir com o Dia da Austrália, que se observa a 26 de janeiro.

As celebrações variam consoante o clube organizador, havendo coletividades que assinalam a data num dia e outras em dois. Em todos os eventos marcam presença, entre os muitos madeirenses, portugueses de outras latitudes, lusodescendentes, australianos e até membros de outras comunidades imigrantes.

O Kemblawarra Portuguese Sports and Social Club, sediado em Port Kembla, estado de Nova Gales do Sul, celebrou os dias da Madeira e da Austrália no último fim de semana de janeiro.

Nos mesmos dias, a data também foi celebrada no Club Inner West - casa do Portugal Madeira Club, na vizinha cidade de Petersham que também fica situada perto de Sydney.

  • Veja como estão a decorrer as celebrações do Dia da Madeira na Austrália

Este fim de semana, em Melbourne, cidade situada a cerca de 800km Sydney, a Associação Portuguesa de Victoria organizou um arraial que foi animado por várias bandas e artistas.

Já em Perth, cidade que fica a mais de 4.000 km de Sydney, a data foi festejada a 17 de fevereiro, no salão do WA Portuguese Club.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas