MADEIRA Meteorologia

Sancho Gomes e Rui Abreu visitam Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas de Caracas

Data de publicação
25 Junho 2025
15:14

No segundo dia de visita oficial à Venezuela, o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, acompanhado pelo chefe de Gabinete da Presidência do Governo Regional, Rui Abreu, visitaram a Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas de Caracas.

A ocasião foi marcada pelo compromisso de que seria assinado um protocolo de apoio entre o Governo Regional e aquela associação presidida por Lucecita Rodrigues, após uma visita às instalações, onde esteve presente a restante comitiva madeirense: os conselheiros da Diáspora Madeirense, Aleixo Vieira e Nelson Nunes, e o presidente do Conselho de Administração do Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta.

Sancho Gomes agradeceu o trabalho de solidariedade que as Damas Portuguesas fazem junto das mais de uma centena de famílias madeirenses e destacou o apoio dado pelo Governo Regional da Madeira a esta associação de cariz solidário.

Lucecita Rodrigues aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Governo Regional, não apenas financeiro, mas institucional.

Lar Padre Joaquim Ferreira acolhe delegação

Também no segundo dia de visita, a delegação madeirense esteve no Lar Padre Joaquim Ferreira, onde teve oportunidade de conhecer as instalações e contactar diretamente com os utentes.

Durante a visita, Sancho Gomes destacou a importância do trabalho desenvolvido por esta instituição, que ao longo dos anos tem acompanhado idosos madeirenses, proporcionando-lhes condições de alojamento com qualidade e garantindo cuidados de saúde adequados.

O governante enalteceu o empenho da direção do Lar Padre Joaquim Ferreira no acompanhamento daqueles que, durante décadas, contribuíram para o desenvolvimento económico da Região, através do envio de remessas e apoio às suas famílias, e que agora se encontram numa fase da vida em que merecem atenção, carinho e cuidado.

Sancho Gomes elogia trabalho da ONG ‘Regala Una Sonrisa’

Houve ainda a visita à organização não governamental “Regala Una Sonrisa”, responsável pelo projeto ‘Ángeles Lusitanos’.

Sancho Gomes reconheceu o mérito desta associação, que recentemente adquiriu um edifício, onde promoveu obras de reabilitação e adaptação. Atualmente, o espaço acolhe madeirenses em situação de vulnerabilidade, bem como cidadãos portugueses em situação de sem-abrigo.

O Diretor Regional das Comunidades destacou o trabalho incansável do presidente da associação, Francisco Soares, que assegura apoio aos mais necessitados, disponibilizando alojamento, alimentação, cuidados de saúde e serviços de higiene.

Festa de São João anima Comunidade em Turumo

No final do dia, a comitiva madeirense deslocou-se a Turumo, onde participou na Festa de São João organizadas pelo Centro Marítimo da Venezuela, com o apoio da associação Heróis do Mar.

O evento, que reuniu dezenas de madeirenses, contou com a atuação da Banda Recreativa Madeirense da Venezuela e da Associação Cultural Os Lusíadas.

Também marcou presença o Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, Luís Macieira de Barros, que assistiu às tradicionais Marchas de São João, protagonizadas pelos alunos do Centro de Línguas Bolívar e Camões e pelos elementos da associação Heróis do Mar.

Recorde-se que a comitiva se encontra na Venezuela entre os dias 23 de junho e 2 de julho, no âmbito das celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses.

Durante os 10 dias da visita oficial, a delegação visitará cidades como Caracas, Barquisimeto, Valência, Maracay e Los Teques, onde residem cerca de meio milhão de madeirenses e seus descendentes.

Com esta deslocação, o #Governo Regional pretende reforçar os laços com uma das maiores e mais representativas comunidades da diáspora madeirense no mundo, reconhecendo o papel histórico, social e económico da comunidade luso-venezuelana#.

Grande parte da agenda será dedicada à visita de associações madeirenses com atividade cultural, recreativa, gastronómica e solidária, mas também haverá espaço para encontros com o corpo diplomático e consular português, bem como com conselheiros, empresários e figuras de relevo da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas