MADEIRA Meteorologia

Jersey: Portuguese Food Festival junta 25 mil pessoas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Agosto 2022
17:56

Diretor regional das Comunidades esteve no evento que termina amanhã.

O Portuguese Food Festival, apresentado pela Direção Regional das Comunidades como o maior evento de Jersey, que é organizado pela comunidade madeirense, vai atrair cerca de 25 mil pessoas. Os números são indicados por Rui Abreu, que este fim de semana visitou o evento.

"Nos quatro dias de festival, incluindo o dia de amanhã, estima-se que passem por cá 25 mil pessoas", sublinhou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa citado em nota emitida pela Direção Regional.

De acordo com a mesma informação, Rui Abreu enalteceu o trabalho desenvolvido pela Comissão Organizadora e o apoio das entidades oficiais de Jersey, nas pessoas do conselheiro João Carlos Nunes e do Mayor da Câmara Municipal de Saint Helier, Simon Crowcroft.

"Este é o maior evento existente em Jersey, e é organizado pela comunidade madeirense" disse Rui Abreu, destacando que "para além de manter vivas as tradições madeirenses neste país de acolhimento, o festival também funciona como um cartaz turístico da Madeira no Reino Unido".

João Carlos Nunes, conselheiro madeirense em Jersey e presidente da Comissão Organizadora do festival concorda, mas confessa que foi com grande esforço que conseguiram voltar a promover o festival, acrescenta o mesmo comunicado distribuído esta tarde.

"Neste festival mostramos a nossa cultura, os nossos costumes, valores e tradições. Ao mesmo tempo, passamos a imagem da Madeira a todos aqueles que visitam o evento. No fundo o Festival funciona como um palco promocional turístico da nossa terra", disse o Conselheiro, de acordo com a informação disponibilizada pela Direção Regional das Comunidades.

No entanto refere que os últimos dois anos foram difíceis. "O panorama empresarial em Jersey, hoje em dia, é diferente. Por isso, montar o festival foi um desafio. Foi graças ao apoio dos patrocinadores, das entidades locais e regionais, que conseguimos levar em frente o Festival, montar cinco tendas gastronómicas, trazer 12 equipas de entretenimento, e dar um novo fôlego ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey", referiu João Carlos Nunes.

"Somos a maior comunidade estrangeira residente em Jersey. Vamos manter este festival. Como também vamos manter a geminação Madeira-Jersey: esta é uma ponte, um elo que irá continuar", rematou João Carlos Nunes.

Entretanto, a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE) vai manter o apoio ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey.

A garantia foi dada por Rui Abreu, que falou sobre a importância do Grupo na divulgação da cultura madeirense além-mar.

"Vamos continuar a dar o nosso apoio com os trajes folclóricos, as botas e os tecidos", disse, destacando que "o Grupo Folclórico da Madeira em Jersey tem um papel fundamental na dinamização e divulgação das nossas tradições" naquela ilha do Canal.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas