O 49º Congresso da Academia do Bacalhau que deveria ter início ontem, nas instalações da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, foi adiado "sine die".
António Barbosa o diligente presidente da Academia do Bacalhau na capital da África do Sul explicou claramente, que razões de força maior impediram vários presidentes de outras academias, especialmente, da região (África) de viajarem para a África do Sul, por motivos relacionados com a pandemia da Covid-19 e restrições para combate a esta.
Foi tomada a decisão que o 49º Congresso se realize no próximo ano em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, assim como o 50º Congresso ainda com data a anunciar seja realizado na Cidade de Joanesburgo, casa da Academia do Bacalhau-Mãe.
Estas decisões foram tomadas e sancionadas pelo presidente da Academia Mãe, Rogério Nascimento e que teve o apoio da Academia de Pretória e dos "compadres" e "comadres" presentes num almoço convívio que decorreu de forma cordata.
Um almoço que foi notória a atividade do "carrasco" que aplicou aproximadamente 30 multas a 50.00 randes cada por diversas infrações aos regulamentos e faltas de etiqueta observadas.
Findo o almoço foram entregues várias lembranças a "compadres "e "comadres" que pertencem à Academia há mais de 20 anos. Sérgio Coelho, vice-presidente do conselho fiscal da ACPP foi recipiente de um cheque no valor de 50.000,00 randes destinados a auxílio aquela associação.
Rogério Nascimento presidente da Academia de Joanesburgo agradeceu a presença de todos quantos ali se encontravam, agradeceu o convite que lhe foi endereçado para estar presente no convívio, elogiou os organizadores do Golf Day que se realizou ontem e contou com 150 inscrições "tendo obtido uma receita bastante significativa de fundos para distribuir por boas causas que apoiamos".
"Exorto a todos que compareçam nos nossos convívios e só assim pudemos continuar a ajudar aqueles mais desprotegidos da sorte. Não foi, lamentavelmente, realizar o Congresso, hoje, mas não vamos desistir pois a força que nos motiva é muito forte como são também as boas causas a que nos dedicamos e apoiamos de todo o coração", enalteceu.
Este almoço contou com a presença do embaixador Manuel Carvalho que teceu os melhores encómios às atividades levadas a cabo por esta academia. Presentes também o Manuel Grainho, chefe de missão na embaixada, Guilherme Lopes, conselheiro económico e social e ainda Diogo Franco, adido social junto da Embaixada.
José Luís da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)