MADEIRA Meteorologia

Governo turco cancela competições, vários desportistas desaparecidos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Fevereiro 2023
14:12

O governo turco comunicou a suspensão de todas as competições desportivas, no seguimento do terramoto de magnitude 7,8 que atingiu hoje de madrugada o sul do país e o norte da Síria.

"Todas as competições nacionais previstas estão canceladas, até novo aviso", informou o ministro da Juventude e dos Desportos, Mehmet Muharrem Kasapoglu, na sua conta na rede social Twitter, manifestando também solidariedade a todo o país.

O cancelamento de competições hoje anunciado pelo governo surge depois de a Liga de futebol também o ter comunicado, bem como a organização da Volta à Antália, prova de ciclismo que deveria disputar-se a partir de quinta-feira.

De acordo com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, este já é o pior terramoto na Turquia desde 1939, num momento em que existem dados de mais de 1.500 mortos e inúmeros desaparecidos, muitos dos quais debaixo de escombros.

A imprensa turca tem avançado que existem dezenas de desportistas, de futebol, voleibol, andebol e luta livre, nos escombros de edifícios, indicando os casos do guarda-redes Ahmet Eyup Turkarslan, na cidade de Malatya, que se encontrava junto da sua mulher, resgatada, e do futebolista Christian Atsu, ex-FC Porto, que estará desaparecido nos escombros em Hatay, juntamente com o diretor desportivo do Hatayspor, Taner Savut.

As informações vindas a público pela imprensa turca também dão conta de que a maioria dos voleibolistas de uma equipa de Anatólia Oriental estará soterrada nos escombros do Hotel Kircuval, em Malatya, onde estavam hospedados, com o resgate de apenas três.

Um cenário de tragédia que afeta também uma equipa de voleibol feminina de Hatay e os futebolistas do Marassporm, equipa da segunda divisão turca, todos dados como desaparecidos, bem como vários lutadores de Karamamaras e o andebolista internacional Cemal Kutahya.

O sismo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor de terra que ocorreu hoje registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

Informações oficiais dão conta do colapso de edifícios nas cidades sírias de Alepo e Hama e em Diyarbakir, na Turquia, neste caso a mais de 300 quilómetros do epicentro.

Mais de 900 edifícios ficaram destruídos nas províncias turcas de Gaziantep e Kahramanmaras, segundo fontes governamentais.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas