MADEIRA Meteorologia

UEFA duplica prémio monetário do Euro2022 feminino e compensa clubes das jogadoras

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2022
18:33

A UEFA vai duplicar o prémio monetário total do Euro2022 de futebol feminino, em Inglaterra, cujo campeão poderá obter um total de 2.085.000 euros, e compensará, pela primeira vez, os clubes pela dispensa das jogadoras.

As 16 seleções presentes, entre as quais a portuguesa, receberão um pagamento mínimo de 600 mil euros, o dobro do que foi pago no último Euro2017, disputado nos Países Baixos, e pela primeira vez haverá um bónus de desempenho na fase de grupos com pagamentos a oscilar entre 100 mil euros por vitória e 50 mil por empate.

A UEFA informou ainda que as seleções que atingirem os quartos-de-final irão receber mais 205 mil euros, as que chegarem às meias-finais mais 320 mil euros, e a que conquistar o título levará para casa 660.000 euros, o finalista vencido 420 mil euros, sendo que os prémios são cumulativos, o que significa que, vencendo todas as partidas, o campeão arrecadará 2085.000 euros.

A UEFA decidiu em 2021 fazer alterações nos modelos de distribuição financeira na Liga dos Campeões Feminina e no Campeonato da Europa como parte da sua estratégia para os próximos cinco anos, apelidada de "Time for Action" para o futebol feminino.

Os seus objetivos incluem duplicar o alcance e o valor destas duas competições, bem como duplicar o número de mulheres e raparigas a jogar futebol nas federações filiadas na UEFA para atingir a meta dos 2,5 milhões de praticantes.

Em relação à indemnização aos clubes pelo empréstimo de jogadores, o valor total será calculado em função do número de dias que uma jogadora é dispensada para a fase final, que abrangerá dez dias de preparação, o número total de dias em que a sua seleção participa no torneio, além de mais um dia de viagem adicional.

Os clubes serão compensados à taxa de 500 euros por dia, por jogadora, com os pagamentos a serem distribuídos entre outubro e dezembro deste ano, mas, à partida, têm garantido um pagamento mínimo de 10 mil euros por cada jogadora que participe na competição.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas