MIUT: Todos os pódios e melhores madeirenses na prova de 2021

Paulo Graça

A prova ainda decorre, porque existem muitos atletas em prova e que ainda não chegaram a Machico, onde está instalada a meta. Mas, nas várias distâncias, já há pódios com os vencedores. Fique a saber quem são e também quem foram os melhores portugueses nas respetivas distâncias.

Na distância de 115 quilómetros, prova do MIUT disputada entre o Porto Moniz e Machico, nos masculinos venceu Hannes Namberger (na imagem), alemão que fez a distância em 14:00:36 horas.

Nos femininos, a vencedora foi a norte-americana Hillary Allen, que fez a distância em 17:18:26 horas. A atleta que corria individualmente foi 16.ª da geral da prova dos 115 km.

Nos masculinos, Hannes Namberger, vencedor da prova, teve a companhia no pódio de Dmitry Mityaev (2.º) e Jean - Philippe Tschumi (3.º), enquanto nos femininos, Hillary Allen teve a companhia de Kirsten Amundsgaard, da Noruega, (2.ª) e Ekaterina Mityaeva, da Rússia, (3.ª).

Para o lado dos portugueses, Rui Pinto (13.º geral) foi o melhor, com o tempo de 16:53:27 horas, seguindo de Enio Castro, que representou o Hospital Particular da Madeira e fez a distância em 18:19:20 horas. Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira), Miguel Carvalho (Individual) e Maurício Gomes (CDC Porto Moniz) foram outros atletas em destaque na prova de 115 km..

Na prova de 85 kms, nos masculinos, Janosch Kowalczyk, da Alemanha, fez a distância entre São Vicente e Machico, 09:25:28 horas, deixando Ruud Kappert, dos Países Baixos, em 2.º e o espanhol Sebas Sanchez Saez em terceiro, com o tempo de 11:06:56 horas.

Nos femininos, a vencedora foi Marion Delespierre, da França, que realizou a distância com o tempo total de 11:17:58 horas, deixando o segundo lugar para Yngvild Kaspersen em segundo. Eram, até ao momento, as únicas atletas femininas a chegar à meta nesta distância.

Passamos para o MIUT de 60 quilómetros, disputado entre a Boaventura e Machico, que teve o pódio masculino formado por Thibaut Garrivier, o vencedor, francês que percorreu a distância em 06:18:24 horas, Pau Capell, espanhol que demorou mais 09:33 minutos do que o vencedor, e a fechar o pódio Pierre-Emmanuel Alexandre, outro francês que percorreu os 60 quilómetros em 06:33:59 horas. Nos femininos, a alemã Rosanna Buchauer foi a vencedora, com o tempo total de 07:15:25 horas, a norte-americana Taylor Nowlin foi segunda com 07:42:55 horas e a francesa Marine Quintard terceira com o tempo 07:53:37.

Quanto aos portugueses no MIUT de 60 km, destaque para os madeirenses Virgílio Ornelas e Magno Sousa, ambos do Estreito, e Sílvio Cró, da ADRAP, respetivamente 6º,7º e 8º classificados da geral, ficando logo atrás do melhor português nesta distância, Bruno Ferreira, que foi quarto classificado. Filipe Ferreira, Leandro Soares, Duarte Camara e Mauro Brazão foram outros atletas ilhéus em destaque. Nos femininos, Rute Martins tinha sido a melhor portuguesa nesta distância, com o tempo de 09:54:54 horas.

Já na prova dos 42 quilómetros, o vencedor foi o norte americano Jeshurun Small, que realizou a distância entre o Monte e Machico em 03:35:50 horas, ficando Mario Olmedo Sancha, de Espanha, em segundo, com 03:41:18 horas, e Daniel Osanz Laborda, outro espanhol, terceiro classificado, com o tempo total de 03:45:31 horas.

Já nos femininos, a espanhola Sheila Avilés Castaño (04:01:18 horas) levou a melhor sobre a francesa Esther Eustache (04:15:54 horas) e a alemã Anna Hahner (04:20:48 horas).
Quanto aos portugueses, Alexandre Veríssimo e Carlos Fernandes foram os mais rápidos, respetivamente, 7º e 8º classificados. Quanto aos atletas madeirenses, destaques para Élio Aveiro, do CD Corticeiras, que foi 16.º da geral. Nos femininos, Carina Araújo (Jardim da Serra), e Sónia Quelhas (veteranos 45), que levou as cores do CDC Porto Moniz ao 34 lugar da geral feminina, foram os destaques.

Na prova de menor distância, Johannes Weizinger foi o mais rápido, cumprindo o trajeto de 16 km entre o Porto da Cruz e Machico em 1:09:01 horas. Rodrigo Vieira, do EDV Viana Trail, foi segundo classificado. O terceiro foi Élvio Batista, que foi o melhor madeirense em prova e representava a Escola de Santana. O atleta fez a distância em 01:16:30 horas e participava no escalão de Veteranos 45. Paulo Aguiar e Ricardo Caldas (Escola de Santana), Diogo Andrade (VIP RC). João Paulo Rodrigues (Jardim da Serra) e Rui Abreu (C Montanha do Funchal) foram outros atletas insulares em destaque, tal como Fabiana Gonçalves (Naval de São Vicente) Márcia Sumares (Estrela da Calheta).