MADEIRA Meteorologia

MIUT: Todos os pódios e melhores madeirenses na prova de 2021

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Novembro 2021
19:25

A prova ainda decorre, porque existem muitos atletas em prova e que ainda não chegaram a Machico, onde está instalada a meta. Mas, nas várias distâncias, já há pódios com os vencedores. Fique a saber quem são e também quem foram os melhores portugueses nas respetivas distâncias.

Na distância de 115 quilómetros, prova do MIUT disputada entre o Porto Moniz e Machico, nos masculinos venceu Hannes Namberger (na imagem), alemão que fez a distância em 14:00:36 horas.

Nos femininos, a vencedora foi a norte-americana Hillary Allen, que fez a distância em 17:18:26 horas. A atleta que corria individualmente foi 16.ª da geral da prova dos 115 km.

Nos masculinos, Hannes Namberger, vencedor da prova, teve a companhia no pódio de Dmitry Mityaev (2.º) e Jean - Philippe Tschumi (3.º), enquanto nos femininos, Hillary Allen teve a companhia de Kirsten Amundsgaard, da Noruega, (2.ª) e Ekaterina Mityaeva, da Rússia, (3.ª).

Para o lado dos portugueses, Rui Pinto (13.º geral) foi o melhor, com o tempo de 16:53:27 horas, seguindo de Enio Castro, que representou o Hospital Particular da Madeira e fez a distância em 18:19:20 horas. Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira), Miguel Carvalho (Individual) e Maurício Gomes (CDC Porto Moniz) foram outros atletas em destaque na prova de 115 km..

Na prova de 85 kms, nos masculinos, Janosch Kowalczyk, da Alemanha, fez a distância entre São Vicente e Machico, 09:25:28 horas, deixando Ruud Kappert, dos Países Baixos, em 2.º e o espanhol Sebas Sanchez Saez em terceiro, com o tempo de 11:06:56 horas.

Nos femininos, a vencedora foi Marion Delespierre, da França, que realizou a distância com o tempo total de 11:17:58 horas, deixando o segundo lugar para Yngvild Kaspersen em segundo. Eram, até ao momento, as únicas atletas femininas a chegar à meta nesta distância.

Passamos para o MIUT de 60 quilómetros, disputado entre a Boaventura e Machico, que teve o pódio masculino formado por Thibaut Garrivier, o vencedor, francês que percorreu a distância em 06:18:24 horas, Pau Capell, espanhol que demorou mais 09:33 minutos do que o vencedor, e a fechar o pódio Pierre-Emmanuel Alexandre, outro francês que percorreu os 60 quilómetros em 06:33:59 horas. Nos femininos, a alemã Rosanna Buchauer foi a vencedora, com o tempo total de 07:15:25 horas, a norte-americana Taylor Nowlin foi segunda com 07:42:55 horas e a francesa Marine Quintard terceira com o tempo 07:53:37.

Quanto aos portugueses no MIUT de 60 km, destaque para os madeirenses Virgílio Ornelas e Magno Sousa, ambos do Estreito, e Sílvio Cró, da ADRAP, respetivamente 6º,7º e 8º classificados da geral, ficando logo atrás do melhor português nesta distância, Bruno Ferreira, que foi quarto classificado. Filipe Ferreira, Leandro Soares, Duarte Camara e Mauro Brazão foram outros atletas ilhéus em destaque. Nos femininos, Rute Martins tinha sido a melhor portuguesa nesta distância, com o tempo de 09:54:54 horas.

Já na prova dos 42 quilómetros, o vencedor foi o norte americano Jeshurun Small, que realizou a distância entre o Monte e Machico em 03:35:50 horas, ficando Mario Olmedo Sancha, de Espanha, em segundo, com 03:41:18 horas, e Daniel Osanz Laborda, outro espanhol, terceiro classificado, com o tempo total de 03:45:31 horas.

Já nos femininos, a espanhola Sheila Avilés Castaño (04:01:18 horas) levou a melhor sobre a francesa Esther Eustache (04:15:54 horas) e a alemã Anna Hahner (04:20:48 horas).
Quanto aos portugueses, Alexandre Veríssimo e Carlos Fernandes foram os mais rápidos, respetivamente, 7º e 8º classificados. Quanto aos atletas madeirenses, destaques para Élio Aveiro, do CD Corticeiras, que foi 16.º da geral. Nos femininos, Carina Araújo (Jardim da Serra), e Sónia Quelhas (veteranos 45), que levou as cores do CDC Porto Moniz ao 34 lugar da geral feminina, foram os destaques.

Na prova de menor distância, Johannes Weizinger foi o mais rápido, cumprindo o trajeto de 16 km entre o Porto da Cruz e Machico em 1:09:01 horas. Rodrigo Vieira, do EDV Viana Trail, foi segundo classificado. O terceiro foi Élvio Batista, que foi o melhor madeirense em prova e representava a Escola de Santana. O atleta fez a distância em 01:16:30 horas e participava no escalão de Veteranos 45. Paulo Aguiar e Ricardo Caldas (Escola de Santana), Diogo Andrade (VIP RC). João Paulo Rodrigues (Jardim da Serra) e Rui Abreu (C Montanha do Funchal) foram outros atletas insulares em destaque, tal como Fabiana Gonçalves (Naval de São Vicente) Márcia Sumares (Estrela da Calheta).

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas