MADEIRA Meteorologia

A ‘chicotada’ de Ivo Vieira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Maio 2021
5:00

Missão cumprida e com distinção. A duas jornadas do final do campeonato, Ivo Vieira cumpriu o principal desiderato do Famalicão: a manutenção no principal escalão do futebol português.Chegar, ver e vencer. Assim se resume o efeito de Ivo Vieira no Famalicão, equipa sensação da época passada que há dez jornadas na presente I Liga estava em risco de descer de divisão.

Apenas FC Porto, Benfica e Sporting conseguiram somar mais pontos do que o técnico madeirense entre a 22.ª e 32.ª jornadas, que alcançou, quando faltam duas rondas para o término do campeonato, o objetivo que norteou a sua contratação: a permanência do Famalicão na I Liga.

O técnico de 45 anos estava sem clube desde que deixou o Al-Wehda, da Arábia Saudita, e regressou a Portugal para orientar o clube famalicense, no início de março. Quando assumiu o leme da equipa, esta ocupava o 17.º lugar, primeiro da zona de descida automática, com 19 pontos, tantos quantos os de Gil Vicente e Farense, e mais um do que o Marítimo, então lanterna-vermelha.

Melhor entrada não podiam desejar os adeptos e direção do clube: empate 2-2 em casa do Sporting de Braga, resultado que desalojou os guerreiros do segundo lugar; 4-0 na visita ao Marítimo; 2-0 na receção ao Paços de Ferreira; 1-1 em casa do líder Sporting…

Oito pontos somados em doze possíveis catapultaram o Famalicão do 17.º para o 13.º posto, à volta do qual descansou uma jornada, após averbar o primeiro desaire: derrota em casa, por 1-0, diante do Portimonense.

A queda foi ultrapassada na ronda seguinte e em casa de um adversário direto na luta pela permanência: 3-0 ao Gil Vicente. Seguiu-se um empate 2-2 na receção ao Tondela e a segunda derrota desde que assumiu o Famalicão, 3-2 no Dragão.

Mais uma vez, a reação à derrota foi bem sucedida, com o Famalicão a vencer por 1-0 na receção ao Santa Clara, que ainda está na luta pelo sexto lugar, que dá direito à 2.ª pré-eliminatória da Conference League.

A cereja foi colocada em cima do bolo na última ronda, com novo triunfo, desta vez na visita ao Vitória de Guimarães, clube que representou na temporada passada, onde a equipa somou os três pontos que garantiram matematicamente a manutenção na I Liga.

Por Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas