A Universidade da Madeira, através do Departamento de Educação Física e Desporto, vai organizar nos próximos dias, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e várias entidades nacionais e regionais, a conferência internacional ‘Football is Medicine 2026’, um evento científico mundial na área das ciências do desporto. A apresentação aconteceu esta tarde e contou com Elsa Fernandes, secretária regional da Educação, Ciência e Tecnologia, que elogiou o evento e revelou a importância da atividade desportiva na saúde. O ‘Football is Medicine’ junta áreas e polos vitais, como seja a educação, a “saúde e investigação”, através do “poder do futebol”.
A iniciativa conta ainda com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol da Madeira (AFM), da Direção Regional de Desporto, do Interactive Technologies Institute (ITI) e do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).
A edição de 2026 terá um destaque especial em áreas como a “aptidão cardiovascular, metabólica e musculoesquelética, o cancro e outros grupos de pacientes, as perturbações mentais e o bem-estar, os desportos coletivos recreativos, bem como a promoção da saúde e do bem-estar em crianças e jovens”.
O ‘Football is Medicine 2026’ pretende fomentar a criação de redes científicas e o debate de ideias através de conferências, simpósios, comunicações orais livres em apresentações. O programa inclui igualmente workshops dirigidos a agentes desportivos, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e profissional.
Segundo os responsáveis, a conferência tem como principal meta evidenciar os benefícios da prática de desporto recreativo, como o futebol, enquanto ferramenta fundamental para um envelhecimento saudável, bem como para a prevenção e gestão de doenças não transmissíveis.