A 69.ª edição da cerimónia da Bola de Ouro, organizada numa parceria entre a UEFA e o Groupe Amaury, proprietário das publicações France Football e L’Équipe, decorrerá hoje em Paris.
Ronaldo e Messi venceram durante mais de uma década, sem qualquer outro jogador ambicionar ao troféu. A ausência das duas lendas do futebol mundial marca uma mudança geracional no prémio mais prestigiado do desporto-rei.Apesar disso, Portugal continua representado entre os candidatos. Vitinha, João Neves e Nuno Mendes, todos ao serviço do Paris Saint-Germain, integram a lista de finalistas.
A 69.ª edição da cerimónia serão distinguidos os melhores jogadores, treinadores, marcadores, guarda-redes e jovens talentos da época 2024/25, tanto no futebol masculino como no feminino. Há ainda prémios para os clubes do ano e um galardão de cariz humanitário.
Para esta edição, foram introduzidas três novas categorias femininas: Troféu Yashin, Troféu Gerd Müller e Troféu Kopa, reforçando o reconhecimento do futebol praticado por mulheres.
Criada em 1956 e atribuída anualmente pela “France Football”, a Bola de Ouro é considerada a distinção individual mais importante do futebol, símbolo de conquistas extraordinárias e talento excecional.