MADEIRA Meteorologia

Liga Europa: Amorim pode tornar-se o quinto técnico português a conquistar um título europeu

Data de publicação
19 Maio 2025
10:02

Ruben Amorim pode tornar-se o quinto treinador português a conquistar uma prova europeia de clubes, juntando-se a alguns dos nomes mais sonantes do futebol nacional, caso o Manchester United se imponha na final da Liga Europa.

O técnico português, que até iniciou a época 2024/25 no Sporting, vai orientar os ‘red devils’ no jogo de quarta-feira com o Tottenham, na cidade espanhola de Bilbau, e, se vencer, fará companhia na galeria de campeões a José Mourinho, Artur Jorge, Anselmo Fernández e André Villas-Boas.

Dos quatro treinadores portugueses que já ergueram um troféu continental, José Mourinho foi o único que teve oportunidade de o fazer mais do que uma vez. Foi também o último a consegui-lo, há três anos, quando levou a Roma a vencer a edição inaugural da Liga Conferência, em 2021/22.

Aos 40 anos, Ruben Amorim tem a mesma idade de José Mourinho quando conquistou o primeiro título europeu, na liderança do FC Porto, que venceu o Celtic na final da Taça UEFA de 2002/03, por 3-2, após prolongamento, em Sevilha, Espanha.

Na época seguinte (2003/04), José Mourinho alcançou, talvez, a maior proeza da carreira, ao vencer a prova mais importante, já no ‘inacessível’ formato de Liga dos Campeões, ainda como treinador do FC Porto, graças ao triunfo no jogo decisivo sobre o Mónaco, por 3-0, na cidade alemã de Gelsenkirchen.

José Mourinho repetiu a fórmula na ‘Champions’ seis anos mais tarde, em 2009/10, mas como técnico de um clube com mais recursos, o Inter de Milão, que ganhou por 2-0 ao Bayern Munique, em Madrid, e na Liga Europa, sucessora da Taça UEFA, em 2016/17, precisamente, no Manchester United, vencedor por 2-0 na final frente ao Ajax, em Solna, na Suécia.

Apesar do duplo sucesso na Liga dos Campeões, José Mourinho não foi o primeiro treinador português a conquistar a prova de elite da UEFA. Essa façanha pertenceu a Artur Jorge, que, em 1986/87, proporcionou ao FC Porto o primeiro troféu continental, em Viena, graças a triunfo por 2-1 sobre o Bayern Munique.

Anselmo Fernández é, por uma questão de atualidade, o nome menos reconhecível da lista, mas foi o primeiro a ganhar uma final europeia, o único título que o Sporting ostenta, na Taça das Taças (entretanto extinta) na distante temporada de 1963/64, na sequência do célebre ‘cantinho do Morais’.

Atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas também entrou na restrita lista de técnicos portugueses que alcançaram a glória nas competições da UEFA, em 2010/11, sempre nos ‘dragões’, ao vencer uma final da Liga Europa 100% nacional, com o Sporting de Braga, por 1-0.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas